10/03/2022 - 14:30

Fiocruz inicia distribuição do antirretroviral para HIV/AIDS

 

 


O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), iniciou a distribuição do antirretroviral Dolutegravir 50 mg ao Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento, utilizado no tratamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS, é fruto da
Aliança Estratégica com as farmacêuticas GSK e ViiV Healthcare, firmada em julho de 2020.

 

Segundo a Fiocruz, 16,5 milhões de unidades do remédio já foram enviadas ao SUS em fevereiro passado e a previsão é de que mais de 64,5 milhões de unidades do sejam entregues ao longo deste ano.

 

A internacionalização da tecnologia do Dolutegravir se dará por meio da transferência reversa, ou seja, começará pela etapa final (análise do controle de qualidade e embalagem) e, aos poucos, a Fiocruz absorverá as demais etapas do processo até assumir totalmente a produção.

 

O projeto prevê, ainda, a colaboração para a fabricação local de uma combinação do Dolutegravir com a Lamivudina 300 mg em dose única diária. “Com essa aliança estratégica passamos a fornecer os dois principais medicamentos para o tratamento do HIV, o Dolutegravir e mais a combinação do Tenofovir com Lamivudina. Nos próximos dois anos esperamos estar produzindo o Dolutegravir dentro da nossa unidade e, no futuro próximo, fabricar a combinação dele com Lamivudina ou outras combinações que o Ministério da Saúde, por meio do programa DST/AIDS, aprovar”, disse o diretor da Farmanguinhos, Jorge Mendonça.

 

MEDICAMENTO
O Dolutegravir 50mg é considerado um dos mais modernos antirretrovirais utilizados atualmente no tratamento do HIV no mundo. O medicamento foi introduzido no SUS em 2016 e distribuído a mais de 300 mil pacientes, beneficiando aqueles que ainda não iniciaram o tratamento com outros antirretrovirais ou apresentaram resistência às formulações anteriores.

 

Foto: Farmanguinhos/Fiocruz

 

Por: Lourival Borges

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok