20/06/2022 - 18:00
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
Autorização ocorreu nessa segunda-feira (20)
O Ministério da Saúde decidiu intensificar nesta segunda-feira (20) a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Agora, pessoas que têm a partir dos 40 anos de idade podem receber a quarta dose.
Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a de reforço ainda não retornaram aos postos e seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo novo coronavírus. Entre a população de 40 a 49 anos apta a receber os imunizantes, apenas 8,53% já tomou a primeira dose de reforço.
De acordo com a pasta, mais de oito milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação. A recomendação é que os indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
“Os estudos demonstram o efeito protetor que as vacinas têm nos casos de complicação e agravamento por covid-19. Eles mostram que, independentemente do intervalo etário, as vacinas protegem de uma evolução mais grave da doença. Por isso, o Ministério da Saúde está convocando a população apta a tomar a segunda dose ou as doses de reforço a procurarem um posto de vacinação para termos uma população mais protegida – o que se refletirá tanto na qualidade de vida, quanto na economia”, acrescentou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.
Dados do Ministério de Saúde mostram que quase 450 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose da vacina e um pouco mais de 79% da população nacional está totalmente vacinadas.
Foto: frepik
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725