24/06/2022 - 16:26
Centro Cultural Palacete Faciola será entregue no próximo sábado (25)
Prédio histórico será a nova sede do DPHAC e do Museu da Imagem e do Som
Após um intenso trabalho de restauro e reconstrução em um dos casarios mais simbólicos da arquitetura de Belém, o Palacete Faciola, que agora assume o caráter de centro cultural, será entregue no próximo sábado (25) pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Composto por três casas, o equipamento abrigará o Departamento de Patrimônio
Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e um
auditório para 105 pessoas que funcionará como espaço multifuncional para
atividades ligadas às manifestações e expressões da cultura material e imaterial do
estado.
PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO
A programação será aberta pela Amazônia Jazz Band que apresentará um show aberto ao público com repertório composto por grandes sucessos da música brasileira e internacional.
Também serão inauguradas três exposições. A primeira será "Belém Passado/Presente", uma homenagem do Governo do Estado ao professor, arquiteto e urbanista, Flávio Nassar, falecido em março deste ano. A mostra contará com uma maquete do centro histórico de Belém e ficará exposta durante quatro meses em uma das salas do palacete.
A segunda exposição, “Memorial Palacete Faciola”, visa transformar o espaço em si em uma ação permanente de educação patrimonial, buscando valorizar os detalhes arquitetônicos e pinturas artísticas das edificações, assim como o entendimento do modo de vida da Belle Époque.
Também será aberta a exposição permanente "Cinema, televisão e audiovisual na coleção do MIS, um breve recorte", reunindo acervos e equipamentos da memória audiovisual paraense, incluindo uma vitrola com funcionamento à corda datada dos anos 1940/50.
SOBRE O PALACETE FACIOLA
Projetado em 1895 e concluído em 1901, o Palacete Faciola foi construído para abrigar a família de Antônio Faciola, personagem de destaque no cenário político e econômico de Belém. Após décadas danificado pelo tempo e a falta de uso, o prédio foi desapropriado pelo Governo do Estado em 2008 e, em 2012, passou a ser administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Em outubro de 2020 foram iniciadas as obras de restauro, revitalização e requalificação, incluindo intervenções de reforço estrutural, além da restauração das fachadas, a recomposição espacial, novas portas e janelas em madeira, a reintegração
de pisos, forros e da cobertura. Também foi feito o paisagismo da área externa, instalação de sistemas elétricos, hidrossanitários, de drenagem, acústico, de ar condicionado, logística e de prevenção e combate a incêndio. Toda a obra foi realizada respeitando o caráter histórico do prédio.
Foto: Ascom/Secult
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725