27/06/2022 - 15:32
Pará registra suspeita de morte por "doença da urina preta"
Há outros três casos suspeitos da doença no município de Óbidos, em atendimento, na região do Baixo Amazonas
A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) investiga uma possível morte em decorrência da "doença da urina preta" no município localizado na região do Baixo Amazonas. Na última sexta-feira (24), foram registrados quatro novos casos suspeitos da doença, que foram notificados por equipes de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Óbidos informados à Sespa. A morte de um deles está sob investigação e os outros três casos suspeitos seriam de moradores residentes em áreas rurais do município, que teriam apresentado sintomas característicos da síndrome de Haff após o consumo de pacu, espécie de peixe típica da região.
Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Óbidos emitiu um alerta epidemiológico sobre os três casos suspeitos da doença e dando orientações sobre como proceder em caso de suspeita da doença. No documento, a prefeitura alerta sobre a necessidade de identificação e notificação precoces e a necessidade de medidas preventivas. "Orientamos a população que caso apresentem sintomas como: fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dormência, urina escura, iniciados de 2 a 12 horas após o consumo de peixe, que busque imediatamente atendimento médico", destacou no documento, a Prefeitura de Óbidos.
A síndrome de Haff é uma doença provocada por toxinas presentes em peixes e crustáceos contaminados que provocam sérias lesões musculares nos seres humanos após o consumo destes alimentos. Entre as características principais do quadro estão as dores musculares e abdominais intensas e a mudança da cor da urina, que passa a ficar cada vez mais escurecida. Por esta razão, a síndrome é conhecida popularmente como "doença da urina preta".
Em 2021, relatos de casos se espalharam pelo Estado e, ao todo, a Sespa já
confirmou 25 infecções pela síndrome de Haff. Mas, em 2022, nenhum registro
havia sido feito até então. Porém, na última sexta-feira (24), foram registrados
esses quatro novos casos suspeitos da doença. Até a publicação desta matéria
a Sespa ainda não havia confirmado se a causa da morte do morador de Óbidos é em decorrência da doença.
Foto: Camila Lima/Portal Cultura
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725