07/10/2022 - 09:00
Manto do Círio 2022 é apresentado
Evento ocorreu nessa quinta-feira (6), na Basílica Santuário
O manto que cobre a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi apresentado nessa quinta-feira (6), na Basílica Santuário, após missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.
O manto foi desenhado por Aline Folha, que não escondeu a felicidade ao ver o trabalho valorizado pelos fiéis após ser revelado. “É uma emoção tão grande porque é nesse momento que todo nosso tempo dedicado ao desenho é visto. Agora, a gente tem noção do quanto realmente ele é lindo”, disse.
Além disso, o manto foi confeccionado pela estilista Stela Rocha, que também ficou satisfeita com o resultado do trabalho. “É uma honra você já ser convidada. Fazer, então, é uma expectativa muito grande. Espero que tenham gostado”, afirmou.
O manto é considerado um dos principais símbolos do Círio. Várias exigências têm que ser cumpridas, como a ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos – todos com uma mensagem ao público.
História
A tradição foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a santinha às margens do igarapé Murucutu. Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até a morte dela em 1973. Depois, a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França. Ela chegou a confeccionar 19 mantos.
Foto: Lucas Blanco
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725