21/10/2022 - 12:19
Procissão do Recírio será realizada segunda-feira (24)
Romaria encerrará oficialmente as programações do Círio 2022 na capital
O Recírio, a última procissão da festividade nazarena de 2022, ocorrerá nesta segunda-feira (24) de outubro, a partir das 8h, logo após uma missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. A romaria encerrará oficialmente os 15 dias de Festividade Nazarena. Antes da celebração da missa e da saída da procissão, haverá a subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, na Basílica Santuário.
A romaria do Recírio é a 13ª procissão da festividade. Durante o percurso, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente 800 metros, até a capela do colégio Gentil Bittencourt.
O trajeto seguirá pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela Travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata.
A caminhada deverá ser cumprida em até 1h e reunir cerca de 50 mil pessoas, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
HISTÓRIA
A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente ao ano de 1859. Antigamente, a romaria acontecia no domingo à tarde com a volta da imagem para a Capela do Palácio do Governo, onde era recebida com uma missa e homenageada com fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem fica na capela do colégio Gentil e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.
Foto: Rosana Pinto / Ascom DFN
Por: Lourival Borges, com informações da Assessoria de Imprensa do Círio.
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725