25/10/2022 - 10:30
Vacinação contra covid-19, gripe e sarampo é retomada em Belém
Atendimentos estavam suspensos por conta do fim de semana e do feriado do Recírio
Será retomada a partir desta terça-feira (25), em Belém, a vacinação contra covid-19, gripe e sarampo e a campanha de multivacinação. Os atendimentos acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares, na Universidade da Amazônia (Unama), no Centro Universitário Fibra e na Unifamaz. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estarão disponíveis doses das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer (adulto e pediátrica) e Astrazeneca.
QUEM PODE SE VACINAR?
Covid-19 - A vacina é destinada a crianças a partir dos 3 anos de idade, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Também estão disponíveis à todas as pessoas, a partir de 18 anos, as doses de reforço (terceira ou a quarta dose) que deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose também é ofertada:
- A todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, sendo necessário apresentar uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão;
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores e demais funcionários das unidades de ensino);
- Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais).
Influenza - A vacina contra a gripe está disponível a todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida.
Sarampo - Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.
Poliomielite - Devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições: Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Multivacinação - É destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Documentos Necessários:
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais profissionais aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.
Locais de vacinação:
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h;
- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h;
- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h;
- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h;
- Nas universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Foto: João Gomes / COMUS
Por: Lourival Borges, com informações de Luiz Carlos Santos.
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725