28/10/2022 - 10:27
Três obras paraenses estão entre as finalistas do Prêmio Jabuti 2022
“Brega Story”, de Gidaltti Jr; “Say it (over and over again)”, de Max Martins, e “Letras que Flutuam”, de Fernanda Martins, concorrem à premiação
Três obras de autores paraenses foram selecionadas entre as finalistas da 64ª edição do Prêmio Jabuti. O desenhista e escritor paraense Gidaltti Jr, foi indicado na categoria Quadrinhos pelo livro “Brega Story”; “Say it (over and over again)”, do poeta Max Martins, na categoria Poesia e “Letras que Flutuam”, de Fernanda Martins, nas categorias Eixo Não Ficção/ Artes.
“Brega Story” (Brasa Editora), mesma obra com a qual Gidalti Jr venceu o CCXP Awards 2022 de Melhor Álbum, é um “graphic novel” ambientado na cena do brega da periferia de Belém, a partir da história do personagem Wanderson Jr. e sua busca pela fama dentro e fora do Brasil. Vale ressaltar que está é a segunda indicação de Gidalti ao Prêmio Jabuti do qual foi o grande vencedor em 2017 também na categoria Quadrinhos com “Castanha do Pará”.
Gidaltti Jr (Arquivo pessoal / Reprodução)
A obra “Say it (over and over again)”, lançada pela editora da Ufpa, é o último de 11 volumes da coleção completa do paraense Max Martins, falecido em 2009. O livro reúne poemas inéditos, além de outros publicados em jornais e revistas e também extraídos de fontes do acervo do poeta, adquiridos pela Ufpa em 2010 e que atualmente compõem parte do acervo do museu da universidade.
Coleção completa de Max Martins (Foto: Ascom Ufpa)
Já “Letras que Flutuam” (editora da Secult), é de autoria da pesquisadora Fernanda Martins que se dedica ao projeto homônimo realizado por ela desde 2004, quando iniciou a monografia de especialização no Instituto de Ciências das Artes da Ufpa sobre os artistas amazônidas que pintam os nomes das embarcações da região, popularmente conhecidos como “abridores de letras”. O livro tem o projeto gráfico e a capa respectivamente assinados pelos paraenses Sâmia Batista e Felipe Wanzeler.
Letras Que Flutuam (Foto: Iago Rocha / Ascom Secult)
SOBRE O PRÊMIO JABUTI
Considerado o mais tradicional prêmio literário do Brasil, o Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro (presidente da CBL à época), com o objetivo de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais de destacassem a cada ano.
Em 2022 o Jabuti realiza a sua 64ª edição e os vencedores serão conhecidos no próximo dia 24 de novembro em cerimônia que acontecerá no Theatro Municipal de São Paulo. Todos os finalistas selecionados para a premiação deste ano podem ser conferidos AQUI.
Arte: Dennys Rodrigues (Portal Cultura)
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725