08/11/2022 - 13:44
Tartaruga marinha é resgata em Ponta de Pedras, no Marajó
Animal foi encontrado por crianças de uma comunidade quilombola local
Está sob os cuidados do projeto “Suruanã”, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém, uma tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas. O animal, também chamado de tartaruga-verde ou aruanã, foi encontrado no último fim de semana por um grupo de crianças da comunidade quilombola de Santana do Arari, em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó.
Após ser acionada pelos moradores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Ponta de Pedras entrou em contato com os veterinários do projeto Suruanã, que trabalha na proteção e conservação das tartarugas marinhas na costa paraense e também com quelônios nos rios da Amazônia. O transporte da tartaruga até Belém foi feito com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
Segundo Manoel Justino Júnior, titular da SEMMA de Ponta de Pedras, a tartaruga apresentava sinais de subnutrição e é de uma espécie classificada como “vulnerável” pelo Ministério do Meio Ambiente. Além disso, ainda de acordo com Manoel, não é comum um animal como esse ser encontrado nos arredores da comunidade quilombola, a qual é orientada sobre a pesca predatória.
A tartaruga segue recebendo os cuidados médico veterinários em Belém até ficar em condições para ser devolvida à natureza.
Foto: Divulgação/Semma
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725