16/11/2022 - 12:10

Lula pedirá à ONU para COP ser no Pará ou Amazonas

 

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (16) que pedirá às Nações Unidas para que o Brasil seja anfitrião da COP30, em 2025 e que a sede seja na Amazônia, nos estados do Pará ou Amazonas.

 

Lula foi recebido com corredores lotados na conferência do clima da ONU, a COP-27, no Egito. "Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado do Amazonas e o estado do Pará", afirmou Lula.

 

O pedido do Brasil para sediar a COP30, em 2025, foi uma sugestão do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que fez o convite para Lula ir à COP27. "Além de propor que a COP aconteça no Brasil, queria lhe pedir que o senhor possa oferecer a Amazônia para sediar a COP em 2025, a COP30, para que nós possamos levar o planeta para debater a Amazônia conhecendo a Amazônia", afirmou.

 

Nesta terça-feira (15) a agenda pública de Lula teve encontros a portas fechadas, mas na manhã desta quarta (16) o presidente eleito recebeu de governadores da Amazônia Legal uma carta com propostas para a região. A leitura do documento foi feita por Helder Barbalho.

 

No documento, os políticos destacam que querem preservar a autonomia construída ao longo dos últimos quatro anos – quando se mobilizaram em ações conjuntas voltadas para a região, se posicionando quase como um ente paralelo ao governo de Jair Bolsonaro.

 

O tema do desenvolvimento sustentável da região também é destacado na carta, que lembra que a Amazônia foi explorada ao longo dos anos, mas que isso não se reverteu em progresso para a população local. "O modelo de desenvolvimento vigente, para ser economicamente pujante, trouxe o custo de ser ambientalmente devastador e socialmente excludente".

 

Lula chegou ao pavilhão da COP27 nesta manhã, por volta das 11h15 no horário local (6h15 pelo horário de Brasília) e se reuniu em uma sala com governadores de Acre, Mato Grosso, Pará e Tocantins, além do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fernando Haddad, que integra a comitiva do governo de transição. Lula e a comitiva ingressaram no evento usando credenciais de "país anfitrião", como convidados do governo do Egito.

 

Quase três horas antes do início previsto do evento, o pavilhão do consórcio dos governadores da Amazônia na COP27 ficou completamente lotado.

 

Membros da imprensa nacional e internacional tiveram espaço para montar suas câmeras e tripés, membros da sociedade civil e parlamentares também tentaram garantir seus assentos desde cedo. Entre eles estavam o deputado
Alessandro Molon (PSB-RJ) e Airton Faleiro (PT-PA).

 

Ao final do encontro, o Governador do Pará, Helder Barbalho, comunicou que foi convidado a atuar na equipe de transição do Governo Lula. Ele também agradeceu o convite ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, em suas redes sociais.

 

Foto: Ricardo Stuckert

 

Por: Avelina Castro

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok