21/11/2022 - 15:48
Campanha alerta para a saúde de crianças e adolescentes
“Novembrinho Azul” visa ajudar crianças e adolescentes a cuidarem melhor da saúde
Em alusão ao Novembro Azul, iniciativa voltada a prevenção contra o câncer de próstata, o que mais atinge homens no Pará, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Novembrinho Azul tem crescido cada vez mais no Brasil. A expressão aponta para uma ação criada em 2017 no Piauí.
A campanha tem como objetivo alertar crianças, adolescentes e, principalmente, os pais, sobre problemas que, se não forem diagnosticados e tratados corretamente, podem se tornar graves doenças na vida adulta. Assim, é necessário ter atenção com fimose; varicocele; hidrocele; hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e, até mesmo, casos que já são graves desde o início, como tumores nos testículos.
Para o cirurgião e urologista pediátrico Dr. Alfredo Abud, que possui quase duas décadas de experiência, a campanha é importante não apenas para familiares de pacientes e os pequenos, mas também para pediatras. “É necessário orientar os profissionais da pediatria para que saibam a importância de algumas patologias que eles acabam sendo o ‘canal de entrada’. Eles que avaliam estes pacientes, eles que identificam essas doenças e encaminham para o cirurgião. Por isso eles precisam saber muito bem com o que estão lidando”, afirma o médico.
Além de evitar problemas futuros, a campanha Novembrinho Azul também colabora para que os pacientes diminuam o tabu masculino comumente associadas aos homens adultos, como a baixa procura de médicos, atendimentos e desleixo com a saúde. Desse modo, os meninos são ensinados, desde pequenos, que não só podem, como devem procurar atendimento, inclusive em relação a saúde sexual.
No Pará, a reeducação se torna ainda mais importante porque, segundo estimativas do Instituto nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata lidera os casos da doença em homens.
De acordo com o Inca, 930 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados na população paraense em 2022, o que intensifica a necessidade de cuidados e a prevenção relacionados a falta de cuidado desde a infância e juventude.
Foto: freepik
Por: Mateus Miranda
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725