22/11/2022 - 13:54
Anvisa aprova a venda do medicamento Paxlovid contra a Covid-19
Decisão da agência também ampliou o uso do Remdesivir para o tratamento de crianças com a doença
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade nessa segunda-feira (21), a venda em farmácias do Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), medicamento utilizado no tratamento da Covid-19 em adultos que apresentam risco aumentado de desenvolver casos graves da doença.
De acordo com a decisão, a comercialização dependerá de prescrição médica. A autorização da Anvisa prevê também que o fabricante deve manter e priorizar o abastecimento para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A aprovação levou em consideração o cenário epidemiológico atual, com a circulação de novas subvariantes da Ômicron, com o consequente aumento de casos da doença no país, e a venda do remédio em outros países, como Estados Unidos e Canadá.
De acordo com a diretora relatora, Meiruze Freitas, a venda no mercado privado aumentará a facilidade de acesso ao tratamento da Covid-19, visto que o medicamento deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas. Além disso, ainda segundo a diretora, o tratamento não substitui a vacinação que continua sendo a melhor estratégia para se evitar casos graves, hospitalizações e óbitos pela doença.
TRATAMENTO PEDIÁTRICO
A Anvisa também aprovou ontem, segunda-feira (21), a ampliação do uso do Remdesivir para o tratamento de crianças contra a Covid-19. Trata-se de um antiviral injetável de uso hospitalar que recebeu o registro da agência em março de 2021 e que, desde então, vem tendo seu uso expandido entre pacientes adultos e adolescentes.
A partir dessa aprovação da Anvisa, o medicamento poderá ser usado por bebês e crianças a partir de 28 dias e peso igual ou superior a 3 Kg, que tenham pneumonia e precisem de administração suplementar de oxigênio. Crianças pesando 40 Kg ou menos, sem a necessidade de administração suplementar de oxigênio, mas com risco aumentado de progredir para casos graves, também poderão receber o tratamento com Remdesivir.
Foto: Reuters / Jennifer Lorenzini (Reprodução)
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725