24/11/2022 - 11:00
Cultura lança campanha de sustentabilidade ambiental
Cerca de 60 mil copos plásticos deixarão de ser utilizados anualmente pela Fundação
A Cultura Rede de Comunicação lançou na última quarta-feira (23) a campanha #CULTURASUSTENTAVEL. O objetivo é promover o reuso do papel, a reciclagem e a substituição dos copos de plástico em toda a Fundação Paraense de Radiodifusão, empresa pública que comporta a TV, Rádio e Portal Cultura.
Com a campanha deixarão de ser despejados no meio ambiente cinco mil copos plásticos por
mês, ou seja, 60 mil copos por ano a menos. De acordo com Binho Nascimento, presidente da
Funtelpa, esse é um momento importante para adquirir sensibilidade sobre a questão
ambiental. “É um processo que é longo, mas necessário. É preciso que a gente faça a nossa
parte e se envolva nessa grande tarefa mundial que é a conscientização sobre o meio
ambiente e a reciclagem”, avalia.
A iniciativa partiu de uma ação conjunta entre a Diretoria Administrativa, os Departamentos de Marketing e de Recursos Humanos. Harynna Reis, Diretora de Marketing, diz que este é mais um dos momentos de fortalecimento da comunicação interna na Cultura. “A gente já tem várias campanhas com o RH, como um trabalho de endomarketing. Criamos a campanha e vamos dar continuidade com outras ações envolvendo a área de sustentabilidade”.
Para Cristina Carmona, Diretora Administrativa e Financeira da Funtelpa, é o momento de promover a sustentabilidade na Fundação. “Hoje é um dia muito especial na Cultura, porque nós estamos implantando a sustentabilidade na Cultura. Para conscientizar os nossos servidores, e que eles falem sobre essa conscientização para os amigos e família.”
Os copos de fibra de bambu estão sendo distribuídos a todos os funcionários da Cultura. Estes recipientes são laváveis, retornáveis e ambientalmente sustentáveis. Raimunda Silva, Técnica em Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, avalia que a iniciativa é importante, pois os copos plásticos têm uma vida útil de aproximadamente de 13 segundos, e uma decomposição que pode levar até 400 anos.
“O plástico demora entre 200 e 400 anos para se decompor e depois vira microplástico. A gente pensa que não, mas estes copos são grandes vilões ambientais. A SEMAS ajuda nessas ações para demonstrar o uso correto de materiais que não causem impacto no meio ambiente”, explica.
Amanda Jardim, Diretora de Recursos Humanos, afirmou que a campanha faz parte de uma série de ações que serão implantadas na Cultura para um comportamento mais sustentável.
“Queremos diminuir em 90% a utilização dos copos descartáveis na Fundação. E em 2023 vamos fazer a coleta seletiva”.
Foto: Divulgação
Por Fabrício Mattos
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725