29/11/2022 - 16:15
Pará lança Plano Estadual de Bioeconomia na COP 27
Implantação começa em 2023
Uma economia de soluções baseadas na natureza amazônica. Esse é o pressuposto do Plano Estadual de Bioeconomia, lançado pelo Governo do Pará durante a COP 27 no Egito.
Lançado oficialmente no Diário Oficial de 10 de novembro, o documento afirma que “O Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio) tem como objetivo estabelecer as diretrizes e bases para o estímulo à transição econômica para matrizes de baixas emissões de gases de efeito estufa, resilientes aos impactos das mudanças climáticas, para geração de benefícios sociais, ambientais, econômicos e superação da pobreza, por meio da sociobioeconomia”.
A idéia é usar o conhecimento tradicional para ajudar na preservação da Amazônia, com um programa com três eixos de ações. Os grupos de trabalho estimam que seja possível alcançar 178 bilhões de reais até 2040.
Os três eixos do Plano de Bioeconomia são: pesquisa, desenvolvimento e inovação; patrimônio cultural, genético e conhecimento tradicional associado; e cadeias produtivas e negócios sustentáveis. Para estes eixos serão elaboradas 89 ações, algumas já previstas no Orçamento de 2023, com o restante sendo previsto para o próximo PPA de 2024-2027.
Algumas dessas ações já foram previstas no Orçamento de 2023, com o restante sendo previsto para o próximo PPA de 2024-2027. Além disso, foram inseridas no orçamento estadual duas novas ações: Fomento à Bioeconomia e Implantação do Parque de Bioeconomia.
Segundo o governador Helder Barbalho, "o Plano de Bioeconomia é a construção do amanhã no Estado do Pará. Para que a partir da bioeconomia a gente consiga gerar emprego, renda, garantir uma solução ambiental, mas que seja inclusivo socialmente, que seja sustentável no âmbito do uso da terra, mas acima de tudo, que seja sustentável para empregar pessoas, inserir gente, para garantir renda para nossa população".
Cerca de 300 pessoas participaram das reuniões regionais sobre o desenvolvimento do Plano Estadual de Bioeconomia. Os eventos foram realizados em Marabá, Belém, Santarém e Altamira, com a participação de 41 instituições.
Foto: Bruno Cecim / Agência Pará
Por Fabrício Mattos, com informações da Agência Pará.
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725