01/12/2022 - 08:10
Dezembro Vermelho: ações combatem o preconceito e incentivam a prevenção ao HIV e Aids
O último mês do ano inicia com uma data importante quando o assunto é saúde e prevenção, já que o 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma campanha global que incentiva os cuidados com a saúde, leva informações e combate os estigmas que ainda existem sobre a doença.
E para fortalecer essa luta, essas ações foram intensificadas em todo o país ao longo do mês, por meio da campanha Dezembro Vermelho. No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza a programação “IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção”, que leva informação e oferece serviços de saúde e cidadania à população.
As ações começam nesta quinta-feira (1º), na Usina da Paz da Cabanagem, de 8h às 13h. O roteiro ainda inclui o Mercado do Ver-o-Peso (03/12) e as Usinas da Paz de Marituba (04/12), Cabanagem (10/12), Bengui (11/12), Icuí (17/12) e Jurunas (18/12), sempre no horário de 8 às 13 horas.
A iniciativa visa ofertar gratuitamente os testes rápidos, que são realizados com a coleta de uma gota de sangue através da punção digital. O resultado com o laudo fica pronto em 20 minutos. Dessa forma, a Sespa espera que mais pessoas conheçam o seu status sorológico para controle e prevenção à doença. Em caso de resultado positivo, o portador do HIV passará pelo serviço de aconselhamento e receberá todo o suporte necessário, além de ser vinculado ao serviço de referência para iniciar o tratamento o mais breve possível.
Dados no Pará
A Sespa disponibiliza, em Belém, a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), direcionada a pacientes de todo o Estado vivendo com HIV/Aids. Outros canais de apoio são oferecidos pelas prefeituras, como os 76 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e 34 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), nos quais a população pode realizar o teste rápido, gratuito e sigiloso, e receber as devidas orientações para prevenir a doença ou iniciar o tratamento o mais breve possível pela rede especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, os casos de HIV no Pará foram 2.952 em 2021, seguidos por mais 2.217 casos este ano, até o período atual.
Em relação aos casos de Aids no Pará, ou seja, quando o indivíduo portador do vírus HIV manifesta alguma doença oportunista, foram 839 ocorrências em 2021, e 733 casos este ano, até o momento.
As mortes ocasionadas por complicações causadas pela Aids chegaram a 711 no ano passado e contabilizaram 580 neste ano, até 30 de novembro.
Foto: Ascom/ Seap
Por: Soraya Wanzeller
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725