06/12/2022 - 17:00
Usina da Paz da Terra Firme é entregue pelo Governo do Estado
As inscrições para atividades começam a partir de quarta-feira
O Governo do Pará entregou a mais nova Usina da Paz de Belém nesta terça-feira (06): a Usipaz Terra Firme. O complexo é a oitava UsiPaz inaugurada no Pará e a sexta entregue na Região Metropolitana de Belém.
Assim como as outras Usinas, a estrutura da Terra Firme é multifuncional e vai comportar mais de 70 serviços para a comunidade, tais como: atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, capacitações e cursos profissionalizantes.
O projeto é integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado, e tem como objetivo promover a cidadania e disponibilizar serviços à população em diversas regiões do Pará. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), as UsiPaz já contam com mais de 570 mil beneficiados.
O governador Helder Barbalho enfatizou a transformação social do projeto e disse que estão estudando a expansão das Usipaz para outras cidades paraenses. “São oportunidades que podem estar fazendo a transformação do ambiente social a partir da oferta de benefícios para as populações das comunidades. No dia do aniversário de Belém estaremos entregando a Usipaz do Guamá. Nós estamos estudando a viabilidade do projeto para as 40 maiores cidades do Pará. Para que elas recebam este projeto.”
A autônoma Jéssica Monteiro, moradora da Terra Firme, diz que a Usipaz traz muitas oportunidades para os jovens e crianças do bairro. “Pra gente que mora na periferia é uma grande oportunidade. Principalmente pras nossas crianças e nossos adolescentes. Eu acho que isso aqui vai ser muito importante para eles saírem das ruas”, explica.
“O projeto nos beneficia porque traz uma melhora para o bairro e as pessoas que moram aqui na Terra Firme. Eu quero aproveitar, porque é muito difícil esse tipo de oportunidade aqui. É o que a gente precisa”, explica o estudante Ruan Roger, morador do bairro que estava na inauguração.
Os espaços são adaptados para acesso de Pessoas com Deficiência (PcDs) e têm capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço multicultural, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Inscrições nas atividades
Os moradores da comunidade podem se inscrever para atividades esportivas e de dança a partir de amanhã (07), na Passagem Belo Horizonte, entre Avenida Perimetral e Passagem do Arame (ao lado da Eletronorte).
As inscrições são feitas presencialmente na recepção da UsiPaz. É preciso levar os originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.
O cronograma de atividades e vagas será divulgado nas redes sociais da Usina da Paz, no perfil @usinasdapaz no Instagram. O horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira é de 8h às 22h. Aos sábados o funcionamento é de 8h às 14h, e aos domingos é de 8h às 18h.
Foto: Vanessa Fortes
Por Fabrício Mattos, com informações da Agência Pará
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725