07/12/2022 - 12:13
Município de Colares promove 1ª Mostra de Arte em Cerâmica
Evento contará com a exposição de obras produzidas por artesãos locais e moradores da ilha
No período de 10 a 16 de dezembro, o município de Colares, no Marajó, receberá a 1ª “Mostra de Arte em Cerâmica: Tesouros da Ilha de Colares”. O evento, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Colares por meio da Secretaria de Cultura, fará parte das festividades do Círio de Nossa Senhora do Rosário, que ocorrerá na cidade no próximo domingo (11).
O evento é aberto ao público e contará com a exposição de obras produzidas por artesãos locais, bem como pelos moradores da Ilha de Colares que participaram das oficinas de cerâmica promovidas pelo professor Fernando de Pádua no último mês de outubro. O projeto, vencedor do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, da Fundação Cultural do Pará, tem como objetivo estimular a produção de bens culturais a partir de práticas sustentáveis baseadas na economia comunitária.
As oficinas aconteceram na Secretaria Municipal de Cultura e contaram com a
participação de aproximadamente 20 alunos. Durante as aulas procurou-se disseminar
saberes práticos como o beneficiamento da argila, a identificação de pontos para
coleta de matéria-prima e os processos de limpeza, modelagem, polimento e queima.
De acordo com o criador da mostra, Fernando de Pádua, o projeto também estimulou a Secretaria de Cultura a realizar uma Feira de Artesanato que agora fará parte do calendário oficial do município durante as festividades do Círio de Colares.
Serviço
1ª Mostra de Arte em Cerâmica: Tesouros da Ilha de Colares
Data/Horário: de 10 a 16 de dezembro, a partir de 16h
Local: Orla do município de Colares - Rua do Rosário, Centro.
Foto: Divulgação
Por Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725