15/03/2022 - 16:30

Nova espécie de peixe encontrada no Pará alerta para o risco de desequilíbrio
ambiental

 

 

O peixe-leão (Pterois volitans), espécie originária dos oceanos Índico e Pacífico, já foi encontrada em águas brasileiras, como na costa do Pará e de Fernando de Noronha (PE). O animal não é natural da nossa fauna e pode representar riscos ao ecossistema marinho.

 

O peixe possui o corpo listrado com tons laranja, vermelho e marrom, nadadeiras prolongadas e apresenta espinhos na região dorsal. Desses espinhos é liberada uma toxina nociva aos seres humanos. Além disso, por não possuir predadores naturais no Brasil, a espécie se prolifera descontroladamente, roubando o espaço e a alimentação dos peixes nativos.

 

"São animais muito adaptáveis, com uma reprodução relativamente rápida. Eles conseguem se adaptar bem tanto em águas frias quanto quentes, salgadas ou com menor teor de sal, como os estuários, e podem comer mais de 100 tipos de peixes diferentes”, disse o biólogo Thiago Barbosa, doutor em zoologia com ênfase em ecologia e conservação.

 

Ainda de acordo com o pesquisador, o primeiro registro do peixe-leão no Brasil teria acontecido em 2015, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. O que está ocorrendo agora, segundo ele, é a disseminação da espécie no país.

 

O secretário adjunto de gestão e regularização ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), Rodolpho Bastos, confirma os registros do peixe-leão no nordeste paraense, perto da fronteira com o Maranhão, mas garante que não é uma situação preocupante: “As amostras que já foram identificadas ocorreram em alto mar, mesma zona de pesca da lagosta e do pardo. É bem distante ainda e consideramos difícil que haja mais aproximação devido à vazão do Rio Amazonas”, afirma o secretário.


Foto: Pixabay

 

Por: Lourival Borges

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok