14/12/2022 - 10:52
Evento reúne projetos de ciência e tecnologia nacionais e internacionais, em Belém
O Instituto Açaí realizará a XIII Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), em Belém, entre os dias 12 a 16 de dezembro. O evento reunirá mais de 120 projetos finalistas a avaliações e premiações, participação de ilhas de conhecimentos, como espaço maker e robótica, jogos cognitivos, espaço para exposição da nossa biodiversidade amazônica e demais organizações de apoio à educação e cultura.
Os projetos finalistas virão de 18 estados brasileiros e de mais 4 países diferentes. Serão mais de 250 alunos finalistas e 110 professores orientadores e coorientadores. O foco de incentivo da feira é em áreas da alfabetização, iniciação e produção científica, bem como sua divulgação e incentivos, voltados à educação e à cultura, nas diversas áreas das ciências (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias) e suas tecnologias.
Ao longo de suas edições, a MCTIA já contou com projetos de mais de 200 municípios, 24
estados brasileiros, além de países como: África do Sul, Argentina, Colômbia, Espanha,
Equador, México, Chile, Paraguai, Peru, Cazaquistão e Turquia, entre outros, envolvendo
alunos e professores de instituições públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental,
Médio, Técnico e Superior.
Antes e durante a MCTIA, a Coordenação de Incentivo a Pesquisa do Instituto Açaí, vem desenvolvendo diversos trabalhos como, formação para professores da educação Infantil, Fundamental e Médio da Amazônia, com os cursos como: Brinca Ciência, Metodologia Científica, oficinas de Robótica, Motivacional a Iniciação Científica para alunos e professores em diversas escolas do país, motivando as escolas, os municípios e os estados a realizarem feiras de ciência, reunindo o resultado desse trabalho na mostra.
Paralelo a MCTIA, acontece também o Seminário de Orientação de Pesquisa Jovem, que se reserva mais aos professores finalistas e professores visitantes, o mesmo discute como está sendo feito a pesquisa na educação básica no Brasil e no mundo. Este também é o momento que acontece o Prêmio Professor Paid'Égua, onde os professores destaques compartilham suas jornadas e são avaliados por seus colegas.
O Instituto Açaí
Ciência e Cidadania na Amazônia (Iacca) é uma instituição científica e tecnológica que tem como meta promover, divulgar e desenvolver, continuamente, ambientes favoráveis à alfabetização e iniciação científica, à pesquisa, à inovação, à educação e cultura voltadas, sobretudo, à promoção do desenvolvimento social, educacional e econômico sustentáveis.
Foto. Divulgação
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725