15/12/2022 - 11:46
Semana nacional destaca a importância da doação de medula óssea
O Pará já possui mais de 140 mil doadores e realizou este ano o 1º transplante de medula no Norte do Brasil
Acontece até a próxima quarta-feira (21), a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea com a participação de órgãos públicos e privados de todo o país em ações de orientação e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores.
No Pará, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado (Hemopa), é referência no cadastro de doadores de medula, tendo enviado durante este ano mais de 140 mil cadastros para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Segundo o hematologista e diretor do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE), João Saraiva, quanto maior o número de doadores, maiores são as chances dos pacientes em conseguir um transplante de medula, procedimento que pode salvar vidas em casos de leucemias, anemias aplásticas e linfomas. Por isso, é muito importante fazer o cadastro e manter-se atualizado no Redome, ressaltou o médico.
Em junho deste ano o Pará realizou o primeiro transplante de medula óssea no Norte do Brasil e em todo o estado há uma lista grande de pacientes que estão à espera para realizar o procedimento.
COMO DOAR?
Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar com boa saúde, não ter doenças transmissíveis pelo sangue e procurar o hemocentro mais próximo, levando um documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira do Conselho de Classe ou de Trabalho), para efetuar o cadastro prévio.
Para quem já é cadastrado, é importante manter os dados sempre atualizados, a fim de facilitar a busca do Redome por doadores compatíveis.
No Pará, as unidades da hemorrede estão localizadas:
Região Metropolitana de Belém: Hemocentro Belém (Trav. Padre Eutíquio, Batista Campos); Posto de Coleta Castanheira (Rodovia BR-316, Pórtico Belém, Bairro Castanheira) e Posto de Coleta do Shopping Pátio Belém (Tv. Padre Eutíquio).
Interior do Estado: Hemocentro Castanhal (Rua Quincas Nascimento); Hemocentro de
Santarém (Avenida Frei Vicente); Hemocentro de Marabá (Rodovia BR-230);
Hemonúcleo de Abaetetuba (Avenida Santos Dumont); Hemonúcleo de Altamira
(Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes); Hemonúcleo de Capanema (Rodovia BR-308);
Hemonúcleo de Redenção (Avenida Santa Tereza) e Hemonúcleo de Tucuruí (Avenida
Veridiano Cardoso).
Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725