20/12/2022 - 14:06
Belém amanhece mais um dia coberta de fumaça
Pelo quinto dia consecutivo, Belém amanheceu repleta de fumaça. O incêndio que permanece desde a última sexta-feira (16) no lixão do Aurá, está ocasionando a fumaça e o mau cheiro de queimado por toda a capital paraense. O fato tem mobilizando organizações não-governamentais (ONGs) e outras entidades solidárias a buscar doações e atendimento médico para as cerca de 200 famílias que trabalham no local e que começam a passar mal por causa da intensa fumaça que toma conta da área. Quem mora no entorno também já começa a sentir os efeitos das queimadas, efeitos esses já sentidos em diversos outros bairros da capital paraense, especialmente ao amanhecer.
A presidente da ONG Pará Solidário, Sofia Paz, esteve nesta segunda-feira (19), no lixão e gravou vídeos mostrando a situação dos trabalhadores, na página do Instagram da entidade (@parasolidario). Na ocasião, ela também distribuiu máscaras N95 e fez um rápido cadastro de quem estava ali para uma futura entrega de cestas básicas. Além do mal-estar respiratório sentido pelas pessoas, as principais queixas se referem a falta de alimentos.
A ação de emergência junto às famílias está sendo feita pela Pará Solidário desde a última sexta-feira (16). O levantamento da ONG aponta que são 200 famílias que estão em cima do lixão ainda trabalhando, porque elas precisam trabalhar para ter o que comer. Segundo as denúncias que estão sendo feitas pela entidade, muitas pessoas estão passando mal por conta da fumaça que é muito forte.
Serviço:
A ONG está arrecadando máscaras, alimentos e água, e apela também pela possibilidade de
um abrigo temporário para essas famílias. Doações em dinheiro podem ser feitas pelo
pix/cnpj: 42.188.138/0001-06 (Associação Civil Pará Solidário). É pedido ainda o apoio de
médicos voluntários que possam avaliar os danos à saúde de quem mora na vizinhança, já que
ontem houve muitas queixas de mal-estar, principalmente de idosos e crianças. Quem puder
ajudar pode entrar em contato pelo número/WhatsApp 91-99170-2926.
Foto: Divulgação
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725