21/12/2022 - 09:10
Exposição em Belém reúne fotografias sobre a Marujada
Festividade presta homenagens ao santo preto São Benedito
Uma exposição na Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, em Belém, está reunindo o trabalho de dez fotógrafos sobre uma das manifestações religiosas e culturais mais importantes do Pará: a Marujada. A festividade presta homenagens ao santo preto São Benedito e movimenta o município de Bragança, no nordeste do Pará, a partir do dia 25 de dezembro. A exposição conta com cerca de 47 imagens com cenas representativas da vivência bragantina em louvor a São Benedito e integra a programação do Preamar da Festas, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM). As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até dia 31 de janeiro.
A mostra inclui os trabalhos de Armando Teixeira, Cristina Carvalho, Denise Sá, Flávio Contente, Guy Veloso, Iza Girard, Janduari Simões, Karina Martins, Ursula Bahia e Wagner Santana e marca o encerramento de um ciclo de propostas da galeria para 2022. São fotógrafos atuantes dentro da cadeia produtiva local, que fizeram registro ao longo de vários períodos da festividade bragantina da Marujada.
A montagem da exposição conta com uma ambientação inspirada nas cores da Marujada: vermelho e azul. Foram usados spots de LED para trabalhar a questão festiva das cores da Marujada, do clima que a cidade ganha com o evento.
A Marujada
Criada em 1798, quando escravos que viviam na região bragantina conquistaram autorização para homenagear o santo preto, a Marujada é caracterizada por romarias, cortejos, danças típicas e outras celebrações de cunho religioso. A celebração ocorre de 25 de dezembro até 6 de janeiro.
Durante a festividade, as mulheres usam saias vermelhas, blusas brancas bordadas e chapéus de palha revestidos de tecidos e adornados por penas brancas, flores e fitas coloridas. Já as indumentárias masculinas são compostas de calças e blusas brancas. Os chapéus são revestidos de pano com a aba virada de um dos lados.
Além de Bragança, outros municípios como Tracuateua, Primavera, Augusto Corrêa e Quatipuru também realizam a festividade.
Serviço:
Exposição Marujada
Período: 20 de dezembro a 31 de janeiro
Local: Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra
Ingressos: R$ 4,00 para o público geral
Há gratuidades para crianças até 12 anos; idosos a partir de 60 anos, com apresentação de documentação RG ou Carteira de Idoso; estudantes, com apresentação de carteira de estudante; professores das redes de ensino; PCDs; associados de Museus, com apresentação de carteira; grupos agendados pela CEE/SIMM/SECULT; e guias de turismo.
Foto: Flavio Contente
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725