02/01/2023 - 12:05
Lula toma posse e faz revogação de decretos sobre armas e redução da fila no INSS
A posse do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, neste domingo (1º) teve como momento mais simbólico a forma inédita como a faixa presidencial foi entregue a Lula. Diante da ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou aos Estados Unidos, a faixa foi entregue por representantes da sociedade civil. Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto de mãos dadas com pessoas que representam a diversidade do povo brasileiro e também conduzindo a sua cadelinha SRD, de nome Resistência, adotada quando ele estava preso em Brasília. Ao chegar ao final da rampa, a faixa presidencial foi repassada pelas mãos de cada um dos representantes até ser transmitida a Lula pela catadora de materiais recicláveis, Aline Sousa, 33, uma mulher negra.
Participaram da cerimônia de entrega da faixa presidencial: Francisco, um menino negro da zona leste de São Paulo, de 10 anos; o líder indígena Raoni Metuktire; o metalúrgico Weslley Rodrigues; o professor Murilo de Quadros Jesus; a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos; o militante Flávio Pereira e Ivan Baron, que teve paralisia cerebral em decorrência de uma meningite.
Outro ponto que chamou a atenção foi o tradicional desfile do presidente eleito no luxuoso Rolls-Royce. O desfile foi realizado e Lula desfilou em carro aberto, ao lado de sua esposa, a primeira-dama e socióloga Janja Lula, e do vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda-dama, Lu Alckmin.
Em seu discurso de posse, Lula disse que já ficou provado que um representante da classe trabalhadora pode promover o crescimento econômico de forma sustentável, com participação popular. Ao mencionar o que chamou de desmonte das políticas públicas promovida pelo governo anterior, anunciou a recomposição do orçamento e dos investimentos públicos. E disse que vai acabar com o teto de gastos. “O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada teto de gastos, que haveremos de revogar”, disse.
Foto: AP Photo / Eraldo Peres
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725