09/01/2023 - 15:00
Pará é o primeiro estado a desocupar vias e áreas militares
Ação foi realizada às 10h45 da manhã desta segunda (09)
O Pará foi o primeiro estado a cumprir a decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) e procedeu com a desocupação da área militar próximo ao Comando do 2º Bis, na Avenida Almirante Barroso.
Foram desmontadas barracas e desobstruídas as vias internas e a área próxima ao quartel. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Segup), cinco pessoas foram presas.
A intervenção foi realizada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Segup e órgãos do sistema de segurança estadual, órgãos municipais e federais. Às 10h45 as áreas já estavam desocupadas. O objetivo da medida foi conter uma possível expansão de atos pelo estado.
No Twitter, o governador Helder Barbalho confirmou o sucesso da ação. “O Pará é o 1º estado do país a cumprir a decisão do ministro Alexandre de Morais. O acampamento localizado em frente ao Quartel do Exército, em Belém, já foi desmontado. Aqui no Pará, não vamos admitir atos terroristas e ações como as que aconteceram em Brasília.”
Helder também ofereceu um efetivo de 60 policiais da Tropa de Comando e Operações Especiais e da Tropa de Choque para Brasília. Os policiais embarcaram às 13h30. O Pará foi um dos nove estados que enviaram tropas a Brasília.
De acordo com a Segup, não há rodovias estaduais obstruídas no momento. As rodovias federais também já estão desobstruídas.
Foto: Bruno Cecim / Agência Pará
Por: Fabrício Mattos, com informações da Secretaria de Segurança Pública.
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725