09/01/2023 - 15:30
Governadores irão se reunir com o Presidente Lula para avaliar resposta aos atos de vandalismo contra as instituições
Proposta foi feita pelo governador Helder Barbalho neste domingo (08)
Os governadores de todo o Brasil vão se reunir nesta segunda-feira (9), às 18h, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. O objetivo é discutir as respostas institucionais e de segurança aos atos de vandalismo na sede dos Três Poderes que ocorreram neste domingo (8) em Brasília.
No Twitter, o governador Helder Barbalho informou que ele trouxe a proposta, que logo foi aceita pelos outros governadores. “Durante a reunião do Fórum Nacional dos Governadores, sugeri que todos nós fôssemos até Brasília para reunir com o presidente Lula. Esse é o momento que precisamos proteger a democracia e reforçar as ações conjuntas em favor do Brasil.”
O Fórum Nacional de Governadores repudiou os atos que vandalizaram o Palácio do Planalto, o prédio do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. De acordo com a Agência Brasil, a entidade lançou uma nota em apoio ao governo federal.
“O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito. As governadoras e os governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os como a subsequente penalização de seus responsáveis.”
Até o início da tarde desta segunda (9) haviam sido detidas 1200 pessoas e apreendidos cerca de 40 ônibus em Brasília. Os detidos foram encaminhados à Polícia Federal em Brasília.
Foto: Reprodução Twitter
Por: Fabrício Mattos, com informações da Agência Brasil.
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725