16/01/2023 - 12:40
Paraense vira réu por atentando a bomba em Aeroporto de Brasília
O paraense Washington de Oliveira Sousa, um dos três acusados de
envolvimento na tentativa de explosão de uma bomba instalada em um
caminhão-tanque perto do aeroporto de Brasília, virou réu no processo que
apura o caso. Um documento assinado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) aceitou a denúncia contra os três acusados de tentativa de
explosão do artefato, que também tem como réus Alan Diego dos Santos e
Welligton Macedo de Souza.
A decisão foi do juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal de Brasília, que é da primeira instância e atende denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), baseada em investigações da Polícia Civil. Segundo a denúncia, os três acusados montaram a bomba e a entregaram para Wellington Macedo, para que fosse colocada no caminhão de combustível.
Os três acusados vão responder na Justiça pelo crime de explosão, quando se expõe “a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos”. A pena pode variar de 3 a 6 anos de prisão e resultar em multa.
O crime ocorreu no dia 24 de dezembro do ano passado, quando os três acusados teriam feito uma tentativa de explosão de um artefato instalado em um caminhão-tanque de combustível, nos arredores do aeroporto de Brasília. Mas o motorista do caminhão percebeu que havia um objeto estranho no veículo e acionou a Polícia Militar.
Segundo as investigações, todo o plano idealizado pelos acusados com a utilização de artefatos foi feito no acampamento montando em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.
O caso poderá ser analisado no âmbito da Operação Nero, que investiga os atos de vandalismo ocorridos em Brasília no último dia 12, já que a Justiça também atendeu ao pedido de MP de enviar a parte da investigação sobre organização criminosa para a Procuradoria-Geral da República.
Foto: Reprodução
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725