02/02/2023 - 13:30
Aplicação da vacina bivalente vai começar em 27 de fevereiro
O cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 foi divulgado pelo Governo Federal
O Brasil começa mais uma etapa da luta contra a pandemia da Covid-19, com a aplicação da vacina bivalente da Pfizer, no dia 27 de fevereiro. Da segunda geração de imunizantes, a nova vacina traz proteção contra o vírus original e contra as variantes do ômicron. O cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 foi divulgado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
A aplicação da vacina bivalente começará pelos grupos prioritários, como idosos com mais de 70 anos, que possuem imunidade baixa, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Em seguida, serão disponibilizadas vacinas às pessoas entre 60 e 69 anos, gestantes e puérperas. Por fim, os profissionais de saúde entram na lista. Para o restante da população, ainda não há previsão de vacinação com a bivalente.
Também está prevista a intensificação na campanha de Influenza, em abril. De acordo com o Ministério da Saúde, entram nesse esquema ações de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas de todo país.
SERVIÇO:
Cronograma do Ministério da Saúde
- A primeira etapa, marcada para fevereiro, oferecerá reforço com a vacina bivalente para quem tem maior risco de formas graves de Covid-19; pessoas com mais de 60 anos; gestantes e puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas com deficiência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e profissionais da saúde.
- Em março, será realizada a intensificação da vacinação contra a doença, envolvendo toda a população com mais de 12 anos. No mesmo mês será realizada a terceira etapa, para reforçar a vacinação entre crianças e adolescentes, entre 6 meses a 17 anos, com ações em escolas.
- Em abril, a quarta etapa abrange a vacinação contra Influenza, direcionada aos mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 6 meses a 4 anos; Forças Armadas; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência e com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professoras; profissionais da saúde; entre outros.
- A quinta etapa, em maio, será para a multivacinação de poliomielite e sarampo.
Foto: Reprodução
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725