10/03/2023 - 10:25

Cai a procura pelo exame preventivo do câncer de colo do útero

O alerta é do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

 

 

Estamos no mês de março, o mês de Conscientização da Prevenção Contra o Câncer no Colo do Útero e um alerta emitido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), chamou a atenção para a queda na procura pelo exame preventivo, o papanicolau, capaz de detectar a doença ainda no começo.

 

A situação se agravou durante os períodos mais graves da pandemia de Covid-19. De acordo com o Inca, entre os anos de 2019 e 2021, cerca de 2 milhões de mulheres deixaram de procurar pelo exame, passando de 7 milhões em 2019 para 5,7 milhões em 2021.

 

Segundo a médica e pesquisadora da Divisão de Detecção Precoce do Inca, Flavia de Miranda Corrêa, a pandemia ocasionou um represamento de casos de lesões precursoras de câncer e, por isso, é esperado que ocorra um aumento no número de registros nos próximos anos.

 

Ainda de acordo com a pesquisadora, a média é de 17 mil novos casos anualmente, com cerca de 6 mil mortes.

 

O levantamento mais recente do Inca, feito em 2021, mostrou que somente cinco estados mantiveram a média de exames igual ou superior ao observado antes da pandemia. São eles: Acre, Amapá, Roraima, Sergipe e Tocantins. Por outro lado, os estados com maior diminuição na procura são: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

EXAME PAPANICOLAU

Também conhecido como exame de lâmina, ele detecta alterações celulares do colo uterino e deve ser feito a partir dos 25 anos de idade em mulheres que já iniciaram a vida sexual. O procedimento é indolor, simples e rápido e está disponível nos postos de saúde. Mulheres que apresentem algum tipo de alteração em seus exames, são encaminhadas às unidades de média e alta complexidade para a realização da colposcopia e biópsia, a fim de terem um diagnóstico e tratamento precoces.

 

No Pará, segundo a Coordenadora Estadual de Atenção Oncológica da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Martins, o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais incidente da doença, sendo esperados 830 novos casos, e o que mais mata as mulheres paraenses. Esse quadro chama a atenção para a importância das ações preventivas e de diagnóstico antecipado, disse a coordenadora.

 

VACINAÇÃO

A principal causa de câncer no colo do útero é uma infecção persistente por alguns tipos de vírus HPV, o papiloma vírus humano. Contra ele existe a vacina que deve ser aplicada em meninos e meninas com idades de 9 a 14 anos.

 

Foto: Reprodução


Por: Avelina Castro

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok