17/03/2022 - 12:55

Aprovadas mudanças no Enem: prova incluirá questões discursivas

 

 

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta segunda-feira (14) um parecer que definiu mudanças no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já a partir de 2024. As alterações têm por objetivo adequar o exame ao Novo Ensino Médio que estará totalmente implantado em três anos.

 

De acordo com o documento aprovado pelo CNE, a avaliação passará a ter questões discursivas e de múltipla escolha, distribuídas em duas etapas como mostrado abaixo:

1ª ETAPA: redação + perguntas de formação geral, sem a divisão por disciplinas, abordando habilidades mais interpretativas;

2ª ETAPA: perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática), também com enfoque nas habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes.

 

A mudança acontece porque, com a reforma do ensino médio que já está em vigor, até 2024 as escolas públicas e particulares deverão reservar parte da carga horária para aulas de aprofundamento em áreas de conhecimento escolhidas pelos alunos. Assim, segundo o CNE, o objetivo é deixar o Enem mais adaptado a esse modelo de ensino guiado pelos projetos de vida de cada jovem.

 

Apesar da aprovação das mudanças, ainda não foram definidos quantos itens vão compor cada etapa das provas. Essa definição caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o qual também é responsável pela construção das matrizes de referência da avaliação, permitindo a elaboração das questões.

Foto: Agência Brasil

 

Por: Lourival Borges

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok