17/03/2023 - 13:18

Alunos da Usipaz Padre Bruno Sechi recebem certificados do Projeto "Cenas de Paz"

 

 

Alunos da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, localizada no bairro do Benguí, em Belém, receberam os certificados de encerramento das oficinas realizadas pelo Projeto "Cenas de Paz", nesta sexta-feira (17). O projeto é promovido pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), onde após a cerimônia de certificação dos 14 alunos, eles tiveram a oportunidade de conhecer as instalações das emissoras Cultura de rádio, tv e portal, como parte da última ação realizada pelo grupo.

 

Durante a cerimônia de encerramento, a turma assistiu à exibição de materiais audiovisuais produzidos por alunos que já passaram pelo projeto e ouviram as falas de congratulações pela conclusão dos cursos, do presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento e da diretora da TV Cultura, Vanessa Vasconcelos.

 

O presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, destacou a importância de investir na formação de jovens que moram nas periferias. “É uma festa a gente estar aqui celebrando o novo, com essas pessoas que vem da periferia e que tem uma percepção muito mais realista do que é fazer cultura e fazer comunicação. Sigamos em frente que tem muito mais turmas para a gente formar, graças a Deus!”, disse Hilbert Nascimento.

 

A diretora da TV Cultura destaca as diversas fases do Cenas de Paz. “Estamos nessa gestão do Cenas de Paz desde agosto de 2019 e já passaram cerca de 350 alunos e chega ao final a formação da turma na Usipaz Bengui, onde estivemos por 16 semanas. E, hoje, os alunos estão, aqui, para receber os certificados pela formação que eles receberam durante as semanas em que eles estiveram conosco, aprendendo todas as linguagens da comunicação. E nós estamos nessa devolutiva, enquanto emissora pública educativa, fazendo o nosso papel de comunicadores sociais, ou seja, transformando a sociedade através da comunicação”, destacou a diretora.

 

Um dos alunos mais animados com o aprendizado que conquistou nos quatro módulos do curso é o Kaio Leal, de 18 anos, morador do bairro do Bengui. Ele conta que desde criança pensava em fazer Medicina e que fez o curso do Cenas de Paz por curiosidade, mas acabou se apaixonando pela área. “Eu sempre fui muito curioso, sempre gostei de ler e escrever, assistir telejornais e investigar as coisas, inclusive até quando mandam fake News nos grupos de whatsapp e eu sempre corria atrás para investigar as coisas e enviar as fontes certas”, disse o aluno. “E o Cenas de Paz me transformou a minha vida porque eu pude sonhar e acreditar em um potencial maior e que eu posso ir mais longe, que eu posso seguir em frente com o meu sonho, por mais que tenha vários desafios, eu sei que eu sou capaz. Eu já tentei vestibular, no ano passado, para jornalismo e esse ano eu vou tentar de novo, na UFPA”, complementou. O curso do Cenas de Paz tem os módulos de Expressão corpo e voz, Audiovisual, Rádio e Web.

 

Outra aluna bastante feliz com a nova conquista é Leila Prado, de 45 anos, que também é moradora do Bengui e após 22 anos de exercício profissional como arquiteta resolveu investir na área da comunicação. “No início da pandemia de Covid-19, eu tive uma espécie de catarse com a minha profissão de arquiteta e percebi que não era bem aquilo que eu queria, que aquilo não fazia mais sentido para mim. Conversei com uma psicóloga e ela disse que eu estava passando por um processo de ‘transição de carreira’. Fui buscar outras opções e passei a olhar para os veículos de comunicação com outro olhar porque sempre gostei da área de jornalismo. Tentei me inscrever no Cenas de Paz na Cabanagem, mas perdi o período de inscrição e, então, aguardei para fazer na Usipaz do Bengui e consegui. Fiz o curso e amei. Eu estou muito feliz e quero trabalhar com isso na minha vida porque hoje é isso que me dá brilho nos olhos, que me deixa feliz”, disse a aluna certificada, que pensa em fazer o curso de jornalismo.

 

O “Cenas de Paz” é um projeto desenvolvido pela Funtelpa dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), política pública do governo do Estado, que desde 2019 garantiu a mais de 300 jovens a certificação na criação e produção de conteúdos de comunicação envolvendo rádio, televisão e web.

 

Foto: Camila Lima

 

Por: Avelina Castro

 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok