21/03/2023 - 10:42
Censo do IBGE: 110 mil domicílios paraenses ainda não responderam
O presidente interino do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Cimar Azeredo, chegou à capital paraense nesta segunda-feira (20), para cumprir agenda institucional relacionada à fase de Apuração de Dados do Censo 2022. Pela manhã, ele se reuniu com servidores na sede do órgão e avaliou a situação da pesquisa no Pará. “Temos 110 mil domicílios (paraenses) que ainda não responderam à pesquisa do IBGE. Desse quantitativo, 13 mil estão somente em Belém. Portanto, a gente precisa revisitar esses municípios novamente para recompor os postos de coleta e assim, conseguir atingir um nível abaixo de 5% de não-resposta”, destacou o presidente interino.
Cimar Azeredo explicou que o processo de apuração será feito por uma coordenação técnica do Censo, onde será avaliado todos os setores e assim, definir se há necessidade ou não, de um retorno dos recenseadores aos setores se houverem altas taxas de recusa ou simplesmente, porque o morador estava ausente durante a visita dos entrevistadores.
O interino destacou que as não-respostas estão concentradas tanto em áreas nobres, quanto nos bairros mais afastados do centro. “É importante deixar claro que a maioria dos paraenses responderam o censo, mas temos essa parcela que ficou de fora. Não adianta fechar o censo no Brasil com o Pará embaçado no mapa. Precisamos ter o total exato da população para que, até mesmo, os repasses de participação dos municípios sejam feitos adequadamente”, disse Azeredo.
A princípio, a fase de apuração seguirá até o final deste mês de março, mas podendo ser prolongada até o início de abril. O órgão pede que as pessoas que ainda não responderam à pesquisa possam entrar em contato pelo 137 ou 0800 7218181, informar a situação e agendar a visita de um recenseamento ao local.
Com base no trabalho realizado pela Coordenação Técnica Estadual do Censo 2022, até o dia 16 de março, a taxa de recusa no Pará estava em 1,7%. Na capital, a taxa de recusa também foi bastante expressiva, chegando a 3,2%.
Até esta mesma data, o percentual de moradores ausentes foi de 3% em todo o estado, e de 5,1% em Belém.
No Pará, segundo levantamentos do IBGE, 7.764.137 pessoas foram recenseadas, de um total de 2.429.026 de domicílios visitados e ocupados por uma média de 3.3 moradores em cada um deles. Neste mesmo período, quase 300 mil domicílios na capital paraense receberam a visita do órgão que entrevistou 1.205.786 pessoas. A divulgação dos primeiros Dados Oficiais do Censo 2022 está prevista para o mês de abril de 2023.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725