24/03/2023 - 10:32
Atleta indígena representará o Brasil em competição internacional de canoagem
Nanda Baniwa foi selecionada para o TE AITO, disputa que acontecerá em junho, no Taiti
A remadora indígena amazonense, Nanda Baniwa, vai representar o Brasil na competição internacional de canoagem “TE AITO”, que acontecerá no próximo dia 10 de junho, no Taiti. Ela competirá na modalidade “Va´a”, que utiliza uma canoa estilo polinésia e na qual Baniwa tem se destacado.
A classificação da atleta para a disputa aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, onde participou da V1RJ, a maior prova de canoagem do Brasil, ficando em terceiro lugar no torneio e a frente de 141 competidoras na categoria Open.
Segundo Nanda, ter sido selecionada para o TE AITO foi algo que ela não imaginava acontecer, pois está apenas há dois anos na canoagem e agora terá a oportunidade de competir ao lado de pessoas do mundo inteiro.
Para chegar ao Taiti, a competidora está arrecadando fundos através da campanha na internet, “Do Rio Para o Mar”. A iniciativa partiu do Projeto Koru, do Clube Marear de Canoa Polinésia, onde Nanda iniciou a prática da canoagem.
SOBRE A ATLETA
Indígena do povo Baniwa, a atleta de canoa polinésia, Nada Baniwa, é natural de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas. Ela começou a praticar canoagem aos 17 anos de idade, em 2020, no período de restrições mais severas provocadas pela pandemia de Covid-19. O esporte surgiu em sua vida como uma forma de reconecta-las às suas raízes indígenas, uma vez que os Baniwa usam normalmente as canoas como meios de transporte.
Atualmente Nanda já acumula mais de 11 títulos no esporte e recentemente foi aprovada no curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará, no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas.
Foto: Ádamo Mello
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725