14/04/2023 - 14:10
Mestre Damasceno faz show de lançamento de novo álbum em Belém
Apresentação especial será neste sábado (15), às 20h, no Espaço Cultural Apoena
Um dos ícones da música e cultura paraense, Mestre Damasceno presenteia o público com o álbum “Chegou Meu Boi - Mestre Damasceno e o Conjunto de Carimbó Nativos Marajoara”, o quinto de sua carreira. A obra estará disponível em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (14), e o show de lançamento será neste sábado (15), às 20h, no Espaço Cultural Apoena, em Belém. É possível também fazer o pré save das canções pelo link https://found.ee/Chegou-Meu-Boi.
Gravado no período de 11 a 14 de dezembro de 2022, em Salvaterra, o álbum vem embalado com muito carimbó, toada do búfalo-bumbá e um banguê, esse último, gravado de forma inédita pelo mestre. “Eu já fazia o Banguê quando eu colocava cordão de pássaros na rua, mas nunca tinha gravado. Esse vem com uma nova roupagem, essa que é a história”, explica Mestre Damasceno.
Neste novo trabalho, Mestre Damasceno é acompanhado por Agnaldo Vasconcelos (maracá), Anderson Gonçalves (curimbó), Arivaldo Pampolha (banjo), Emerson Miranda (saxofone), Francisco Junior (maracá), Naldo Modesto (ganzá) e Ivanelson Trindade (curimbó), músicos do Conjunto de Carimbó Nativos Marajoara que estão com o Mestre desde 2013.
Sobre o Mestre Damasceno:
Damasceno Gregório dos Santos, ou mestre Damasceno, tem 68 anos de idade e 49 anos de atuação na cultura popular. Oriundo do quilombo de Salvá, localizado no município de Salvaterra, ilha do Marajó, tornou-se pessoa com deficiência visual aos 19 anos, devido a um acidente de trabalho. É cantor e compositor de toadas de boi-bumbá, de carimbó, xote, samba e até brega.
Mestre Damasceno tem cinco álbuns gravados: “Poesia e Reflexões” (2013), “Canta o Encanto do Marajó” (2020), “Encontro D’água” (2021), “Búfalo-Bumbá” (2023) e o “Chega Meu Boi - Mestre Damasceno e o Nativos Marajoaras” (2023), este último será lançado neste fim de semana.
Por sua importância para a música e cultura popular, tanto na ilha do Marajó, no Pará e no Brasil, Mestre Damasceno já ganhou inúmeros títulos, foi reconhecido como mestre de carimbó pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2017) e, este ano, foi homenageado pela escola de Samba Paraíso da Tuiuti, no Rio de Janeiro.
Serviço:
Lançamento do álbum “Chegou Meu Boi - Mestre Damasceno e o Conjunto de Carimbó Nativos Marajoara”
14/04 - Lançamento nas Plataformas Digitais
15/04 - Show no Espaço Cultural Apoena, em Belém, a partir das 20h. Vendas de ingresso na portaria do local.
Foto: Kleyton Silva
Por: Soraya Wanzeller
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725