19/04/2023 - 19:40

Governo do Pará apresenta ações para segurança nas escolas
O chefe do executivo paraense ponderou, junto ao presidente da república, sobre medidas e ações que asseguram a comunidade escolar

 

 

 

Na última terça-feira (18), o governador Helder Barbalho participou de uma reunião junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Senado, Rodrigo Pacheco; do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; do procurador-geral da República, Augusto Aras; de governadores estaduais e prefeitos para debater segurança nas escolas.

O evento foi realizado no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal, em Brasília (DF), o governador paraense, Helder Barbalho apresentou o Programa "Escola Segura", desenvolvido pelo Governo do Pará, para pôr em prática ações que aumentem a segurança, previnem a violência escolar e reforcem o bem-estar de todo o corpo estudantil e profissionais da educação.

Na ocasião, Helder Barbalho defendeu a maior participação dos pais e familiares na criação das crianças, jovens e adolescentes. “Agenda importante para envolvermos todos os entes da federação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário junto com a sociedade para construção de um movimento que possa trazer paz ao ambiente escolar”, avaliou o governador do Estado, ao final da reunião.

O chefe do poder executivo estadual paraense também ressaltou que a família tem um papel estratégico para a comunidade escolar, no auxílio do diagnóstico daqueles que necessitam de uma atenção especial. 

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, também reforçou que a mudança do cenário atual passa pela maior presença e participação da família no processo educacional.

Na oportunidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um pacote de medidas para fortalecer a segurança das escolas, como o fortalecimento da infraestrutura e ampliação das equipes voltadas ao cuidado da saúde mental dos estudantes. De acordo com Santana, o MEC vai antecipar a parcela dos recursos repassados a estados e municípios pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

A estratégia da União é que o montante de R$ 1,097 bilhão possa ser utilizado pela rede de ensino para a proteção de instituições educacionais.

Foto: Marco Santos/ Agência Pará

 

Por: Jamille Leão

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok