18/03/2022 - 14:15
Exposição inédita aborda a história da cidade de Vigia de Nazaré
A Secretaria de Cultura do município de Vigia de Nazaré no nordeste paraense, recebe até o próximo dia 30 de abril a exposição “Pintura em Alvoroço”, dos artistas plásticos Johnatan Ryder e Marcos Pimentel. A mostra, contemplada pela Lei Aldir Blanc, é inédita na região e une tecnologia e inovação com o uso da técnica da realidade aumentada.
Formada por sete obras inspiradas no patrimônio histórico, retratos de personalidades, lendas e animais, as pinturas permitem ao público a interação. Apontando a câmera do telefone celular para os quadros, os visitantes têm acesso a novas informações sobre a história de Vigia, a cidade mais antiga do Pará, fundada há 406 anos.
Segundo Johnatan, a exposição resultou do trabalho de pesquisa feito pelos dois artistas, baseados na história e memória da cidade. “A pesquisa envolve cartões postais, homenagens às igrejas, animais e jornais do início do século 19. Eu entrei com a tecnologia e inovação, enquanto o Marcos com a experiência dele de mais de 30 anos nas artes plásticas”, disse o artista.
Johnatan trabalha com artes plásticas desde 2019 e usa a técnica do desenho à caneta sobre o papel. Já teve alguns dos seus trabalhos expostos em premiações estaduais e nacionais, como na convenção do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), realizada em 2021.
Este ano ele se uniu ao vigiense Marcos Pimentel, que participa da mostra com suas pinturas em acrílico sobre tela, para levar arte e criatividade em uma única exposição.
SERVIÇO
Exposição “Pintura em Alvoroço”
Data/Horário: até 30 de abril de 2022, de 8h às 17h
Local: Secretaria de Cultura de Vigia (R. Lauro Sobre, 511)
Foto: Reprodução
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725