02/05/2023 - 17:10
SÉRIE C: Conheça os adversários de Remo e Paysandu na busca pelo acesso
O Campeonato Brasileiro Série C começa hoje, nesta terça-feira (02), com três jogos sendo disputados. O início do torneio também marca o ponto de partida das equipes rumo ao principal objetivo da temporada, que é o acesso para a segunda divisão do futebol nacional. Ao todo, 20 clubes buscam o acesso, que vai ser decidido só no mês de novembro. Sobre os clubes, vamos conhecer um pouco mais acerca dos adversários de Remo e Paysandu.
REGIÃO NORTE:
Além da dupla Re-Pa, dois times representam a região norte do país e eles vêm do Amazonas.
MANAUS
Fundado em 2013, o Gavião do Norte vem para sua quarta participação consecutiva na Terceirona, mas não conseguiu bons resultados na primeira parte do ano. Atualmente, a equipe é comandada por Higo Magalhães, que teve 45 dias para treinar o clube após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Amazonense. No elenco, o destaque vai para o atacante Henan, recém-chegado do Londrina e que disputou o Parazão Banpará 2022 pelo Paysandu.
AMAZONAS
Debutante na Série C, o Amazonas tem apenas 4 anos de história, mas vem embalado pelo acesso na Série D do ano passado e do seu primeiro título amazonense, o qual conquistou sob o comando de Rafael Lacerda, técnico de apenas 38 anos. Gerenciado por um modelo de SAF, a equipe trouxe recentemente o atacante Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, e tem o meia Rafael Tavares como principal jogador.
REGIÃO NORDESTE:
Com 7 integrantes, o Nordeste é a região brasileira com mais participantes na Série C do Campeonato Brasileiro e traz times com diferentes objetivos.
ALTOS
Em sua terceira participação seguida, o Altos chega mais uma vez com o objetivo de permanecer na terceira divisão. Nas edições anteriores, o time piauiense se livrou do rebaixamento com no máximo 3 pontos de vantagem em relação ao primeiro rebaixado. Em 2023, a equipe não fez um bom campeonato estadual, sendo eliminado nas semifinais da competição e reestruturando seu elenco com 10 novos jogadores. Entre eles, destaque para o paraense Elielton e o atacante Manoel, maior artilheiro da história do clube.
CONFIANÇA
Vice-campeão sergipano em 2023, o Confiança vem para sua segunda participação seguida na terceirona e busca uma posição melhor que a do ano passado, quando terminou em 14°. A equipe é comandada por Vinícius Eutrópio, que treinou o Paysandu em 2021 e que tem os atletas Tcharlles e Salazar no plantel. A aposta para uma boa campanha na Série C está no setor defensivo, que passou 10 dos 15 jogos da equipe sem sofrer gols em 2023.
AMÉRICA-RN
2016 foi o ano da última participação do Mecão na Terceirona. De lá pra cá, a equipe potiguar amargou a quarta divisão do futebol nacional, de onde saiu ano passado. Em 2023, o destaque da equipe comandada Thiago Carvalho é o atacante Wallace Pernambucano, autor de 14 gols em 14 partidas. No estadual, o América teve a segunda melhor campanha da primeira fase e disputa as finais contra o ABC nos dias 17 e 31 de maio. O ponto que mais chama atenção, no entanto, é a recente compra do Departamento de Futebol do clube pela HIPE, empresa que pretende investir R$174 milhões nos próximos 5 anos.
BOTAFOGO-PB
"Filial do norte". Foi assim que a direção do Belo chamou a equipe do Remo no ano passado, após os azulinos contratarem o então técnico do clube, Gerson Gusmão. Em 2023, a equipe foi eliminada nas semifinais do estadual pelo Souza, em goleada sofrida por 5 a 1, e agora tem seu terceiro treinador em cinco meses, Felipe Surian. No elenco, destaque para muitos atletas com passagens por Remo e Paysandu, como Mota, Wesley Matos, Ricardo Luz, Bismark, Marco Antônio e Mateus Anderson.
CSA
Algoz da Tuna na Copa do Brasil de 2023, o ano não começou positivo para o CSA, que retorna a Série C após ter sido rebaixado na Segundona do ano passado. No estadual, a equipe foi eliminada logo na primeira fase; enquanto que na Copa do Nordeste, a eliminação veio junto com a lanterna do seu grupo. O comandante do time é Vinícius Bergantin, de 42 anos, e que tem no elenco o meia Tomas Bastos, ex-Paysandu, e o lateral- direito Celsinho, ex-Remo.
FLORESTA
O Floresta é o único time em toda Série C que não disputou a primeira divisão do seu campeonato estadual em 2023. Na segunda divisão Cearense, a equipe conseguiu o acesso na segunda colocação e agora chega com 12 novas contratações em seu plantel, com destaques do interior paulista. Eles vão ser comandados por Gerson Gusmão, técnico
azulino em 2022, e que busca terminar a Série C deste ano em uma posição mais tranquila que a décima quinta conquistada na última edição.
NÁUTICO
Victor Ferraz, Souza e Jael "o Cruel" são alguns nomes do experiente elenco do Timbú para a Série C de 2023. Eles chegam sob comando de Dado Cavalcante e com a companhia do ex-bicolor Diego Matos. Essa vai ser a primeira participação do Náutico na Terceirona após 2019, quando a equipe subiu contra o Paysandu, em jogo marcado pelo pênalti marcado por Leandro Pedro Vuaden. Neste ano, a equipe fez bons jogos contra times de divisões superiores do Brasil, como Cruzeiro e Vila Nova, além de ter terminado na quinta colocação do Campeonato Pernambucano.
REGIÃO CENTRO-OESTE:
O Centro-oeste é a região do Brasil com menos participantes na Terceirona - apenas um - a Aparecidense.
APARECIDENSE
Semifinalista no Campeonato Goiano, a Aparecidense chega após 45 dias sem jogos oficiais e tem no conjunto o principal ponto forte do time, que é comandado por Moacir Júnior, remanescente da campanha do ano passado, a qual levou o time até o quadrangular final. No elenco, o principal nome é o do atacante Luiz Henrique, de 36 anos, que foi artilheiro da Série C de 2022.
REGIÃO SUDESTE:
3 times representam a Região Sudeste, sendo todos eles de estados diferentes, com uma equipe paulista, uma carioca e outro time vindo de Minas Gerais.
POUSO ALEGRE
Outro debutante na Série C do Campeonato Brasileiro, o Pouso Alegre é uma equipe centenária, com 109 anos de existência, mas com muitas interrupções na história do seu futebol profissional. Neste ano, a equipe rubro-negra tem vivido com a escassez de gols e vitórias, tendo vencido apenas 2 dos seus 10 jogos, marcando somente 9 gols. O elenco não conta com nenhuma grande estrela, mas tem o meia Cristian, que passou pelo Paysandu no ano passado.
VOLTA REDONDA
Semifinalista do Campeonato Carioca, tendo uma campanha melhor que a do Botafogo, o Volta Redonda certamente seria um dos favoritos para o título, caso não tivesse perdido boa parte da sua linha ofensiva após a disputa do estadual. Agora, a equipe comandada por Rogério Corrêa não tem mais o artilheiro Lelê e o meia Luciano Naninho. Para suprir as ausências, a diretoria trouxe 10 novos jogadores para a terceirona, onde o objetivo vai ser terminar com uma campanha superior a do ano passado, quando até se classificou para o quadrangular final, mas não conseguiu o acesso.
SÃO BERNARDO
Outra equipe que conseguiu destaque no campeonato estadual foi o São Bernardo, quando foi eliminado para o Palmeiras nas quartas de final do Paulistão. A boa campanha resultou nas saídas do atacante Chrystian Barletta e dos ex-Remo Felipe Marques e Romercio. Agora, o elenco conta com outros jogadores experientes, como o zagueiro Rafael Vaz, que
já atuou por Flamengo e Vasco, além do atacante Léo Jabá, cria da base do Corinthians.
REGIÃO SUL:
Região geograficamente mais distante dos times paraenses, as 5 equipes localizadas no sul do Brasil chegam também com uma grande diferença climática para a disputa da Série C.
BRUSQUE
Algoz do Remo em 2017 e 2020 pela Copa do Brasil, o Brusque retorna a Série C após ter sido rebaixado no ano passado. Apesar disso, a equipe comandada por Luizinho Lopes terminou o Campeonato Catarinense na segunda colocação e manteve a base da Série B do ano passado. O elenco conta com o volante Rodolfo Potiguar e o atacante Everton Bala
como os principais jogadores e eles têm a companhia de Alex Ruan, cria da base do Remo e eleito melhor lateral-esquerdo do campeonato estadual pelo time.
SÃO JOSÉ
Se tem um time que é marcado por curiosidades na Série C, esse time é o São José. A equipe gaúcha terminou o campeonato estadual na sexta colocação, mas o elenco comandado por Thiago Gomes tem um grande trunfo para a competição: o gramado. O Estádio Passo D'Areia é o único em toda Terceirona que conta com grama sintética, o que
fortalece muito o fator casa do Zequinha. Além disso, o time gaúcho conta com o goleiro ábio Rampi, oitavo maior artilheiro em sua posição na história do futebol mundial.
FIGUEIRENSE
Vice-campeão da Copa do Brasil de 2007, o Figueirense não é nem de longe o time que figurou de maneira constante na Série A até meados da década passada. A equipe catarinense passa por sérios problemas financeiros e a disputa nesta Terceirona também pode valer a existência do clube, que pediu doações via PIX para os seus torcedores, a fim de melhorar o elenco e amenizar o prejuízo mensal próximo a casa de R$1 milhão por mês. No elenco comandado por Roberto Fonseca, o destaque vai para o goleiro experiente Wilson, que precisa defender o clube dentro de campo, para garantir que ele siga existindo também fora dele.
OPERÁRIO
Outro time que volta para a Série C após ter sido rebaixado ano passado é o Operário. A equipe paranaense busca o acesso depois de ter tido a segunda melhor campanha da primeira fase do seu campeonato estadual, atrás somente do Athletico-PR. A boa campanha no estadual fez com que o time comandado por Rafael Guanaes perdesse o seu artilheiro Vinícius Mingotti para o Bahia, mas o ponto forte segue sendo o ataque, que marcou 27 gols em apenas 16 partidas em 2023.
YPIRANGA
Figurinha cativa na Série C desde 2016, o Ypiranga foi semifinalista do Campeonato Gaúcho neste ano, sendo eliminado para o Grêmio apenas na disputa de pênaltis. O elenco tem no comando o técnico Luizinho Vieira, remanescente da última temporada e que tem atletas com destaques nas últimas edições da Terceirona, como o meia Mossoró e o atacante Netto. No entanto, quem mais chama atenção no time para os torcedores paraenses é o meia Felipe Gedoz, ex-Remo, e que chega ao clube de Erechim após uma breve passagem pelo Santa Cruz.
Foto: Samara Miranda
Por: Felipe Campos
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725