03/05/2023 - 17:06
Abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador
Inscrições vão até o dia 5 de maio
O Programa Jovem Senador está com inscrições abertas até o dia 5 de maio por meio do site: https://bit.ly/41Uzw6M. A iniciativa é voltada a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio em todo o país. O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, a passarem uma semana em Brasília para conhecer e vivenciar o trabalho parlamentar no Senado.
No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Médio (Coem), realiza trabalho com o objetivo de chamar atenção dos estudantes da rede pública para que se inscrevam no programa.
“A iniciativa é importante para dar visibilidade tanto aos alunos quanto às escolas, incentivando que outros estudantes se engajem em atividades dessa natureza, além de fechar outras parcerias. Portanto, todo o trabalho tem como finalidade principal o exercício desse protagonismo juvenil dos alunos. Destaco também todo o esforço que a Seduc tem feito para aumentar e qualificar a participação dos alunos, na qual estamos vendo uma crescente no processo desde 2019”, conta John Torres, coordenador estadual do Programa Jovem Senador, da Coem/Seduc.
“Ter sido escolhida para representar o estado foi uma sensação de honra e felicidade pela minha escola, que foi a primeira vez que participou e uma emoção maior pela minha redação, feita com carinho e atenção que desenvolvi ela, que foi falar da participação feminina na emancipação do Brasil. Também representei o meu município de Santarém, e a minha vila de Curuai. A participação mudou a minha vida, hoje tenho um amigo em cada estado do Brasil, além de conhecer pessoas incríveis. Então foi muito bom ter esse reconhecimento”, destaca a estudante Domingas Pereira, Jovem Senadora do Pará em 2022, da rede estadual de ensino.
Vaga
Para concorrer, os alunos passam por duas etapas de seleção - uma estadual e uma do Senado, que, neste ano ocorrem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.
Seleção
A seleção é feita por meio de um concurso de redação. O tema deste ano é “Saúde mental nas escolas públicas”. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, dezenove anos completados até 31 de dezembro de 2023; e disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.
A
prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site do senado.
Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. Após isso, o Senado seleciona o destaque de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora e representa o estado ou o Distrito Federal.
Foto: Rai Pontes
Por: Soraya Wanzeler
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725