03/05/2023 - 17:24

Governo vai retirar invasores de terra indígena no Pará


 

 

O governo federal vai iniciar nesta quarta-feira (03) o segundo processo de desintrusão de terras indígenas em menos de seis meses. Cerca de 1600 pessoas serão notificadas pelo governo para desocupar a Terra Indígena Alto Rio Guamá, uma área de cerca de 280 mil hectares no Pará, até o dia 31 de maio. A partir desse prazo, os invasores que não saírem da terra, espontaneamente, serão retirados de maneira forçada.

De acordo com informações do governo federal, a população de invasores é composta, em geral, por madeireiros ilegais e membros do tráfico de drogas. Mas, o governo informa que, caso haja alguma pessoa de “boa-fé” apta à reforma agrária, ela será encaminhada para assentamentos no entorno.

No Palácio do Planalto, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ressaltou que a retirada dos invasores será feita de forma pacífica. Segundo a ministra, a devolução de terras para os povos indígenas ajuda o Brasil a cumprir seus desafios relacionados à preservação da natureza e ao equilíbrio climático.

O processo de desintrusão da terra indígena do Alto Rio Guamá foi determinado pela Justiça em 2014, mas até o momento a ordem não havia sido cumprida. O local pertence às etnias Tembé, Timbira e Kaapo, e foi demarcado há 30 anos.

A previsão é de que a operação dure até julho. A Abin acompanhará toda a operação para orientar os agentes a fim de preservar a integridade das pessoas, o meio ambiente e a cultura local. Além da retirada de invasores, a ação pretende reprimir crimes ambientais, erradicar áreas de cultivo de drogas e destruir construções irregulares.

Esse é o segundo processo de desintrusão feito pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o início do mandato. O primeiro processo está em curso na Terra Indígena Yanomami, onde há grande número de garimpeiros ilegais.

De acordo com o governo, até o momento, cerca de 80% dos criminosos já deixaram a Terra Indígena Yanomami. A operação de desintrusão, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, terá a participação do Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Defesa, Ibama, Funai, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e da Força Nacional.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Por: Avelina Castro

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok