08/05/2023 - 14:45
Vacinação contra a paralisia infantil deve ser reforçada no Brasil
Desde 2019 a vacinação de crianças menores de 5 anos de idade vem caindo no país
A vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, será reforçada no Brasil por recomendação do Ministério da Saúde. A medida se deve, principalmente, devido a confirmação de um caso da doença em Loreto, no Peru.
Desde 2019, a vacinação de crianças com menos de 5 anos de idade vem caindo no Brasil, onde nenhum estado atingiu a meta de imunizar mais de 95% do público infantil.
No Pará, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), apesar dos esforços do governo estadual, as coberturas vacinais da rotina continuam baixas. Com exceção das vacinas BCG e Rotavírus Humano, todas as vacinas do calendário infantil têm meta de 95%. No entanto, em 2022, nenhuma delas alcançou a meta preconizada de cobertura, o que deixa a população mais vulnerável a doenças graves que, inclusive, já estavam eliminadas, como o sarampo e a poliomielite.
Ainda não existe um tratamento específico para a paralisia infantil, sendo a vacinação a medida mais eficaz de prevenção. A pessoa infectada pode desenvolver dores nas articulações, paralisia, dificuldade na fala e atrofia muscular. O caso recente no Peru é de uma criança indígena de 1 ano e 4 meses. Ela não estava vacinada e teve como sequela a paralisia das pernas.
No Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite. No entanto, em 2022, a Comissão Regional para a de Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas classificou o Brasil como região de “muito risco” para novos casos da doença.
Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725