08/05/2023 - 16:35
Festival de Ópera do Theatro da Paz será aberto nessa terça-feira (09)
Abertura do evento contará com as apresentações da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e do coro infantil da Fundação Amazônia de Música
Nessa terça-feira (09), às 20h, a maior casa de espetáculos do Pará, o Theatro da Paz, vai dar início ao XXII Festival de Ópera. Com o tema “Vozes ecoando Amazônia”, a abertura da programação 2023 terá as apresentações dos concertos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e do coro infantil da Fundação Amazônica de Música (FAM), ambos com entrada gratuita ao público.
A primeira apresentação acontecerá nos dias 23 e 24 de maio com a ópera bufa 'O Auto da Compadecida', de Tim Rescala. Datada de 1955, a obra é baseada na peça homônima de Ariano Suassuna, e o texto foi adaptado pelo próprio Rescala, ao lado do maestro Rodrigo Toffollo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto.
Com diversas novidades, a temporada 2023 do festival está orçada em aproximadamente R$1,7 milhão e se constitui atualmente em três frentes distintas: a artística, com as óperas, recitais e concertos; a pedagógica, por meio da formação continuada a cantores líricos paraenses, através do projeto “Academia de Ópera”; e a frente social com o projeto “Sons da
Liberdade, criado a partir de parceria entre as secretarias de estado de Cultura (Secult) e a de administração Penitenciária (Seap), com o objetivo de capacitar custodiadas e custodiados para futura reinserção no mercado de trabalho na cadeia produtiva da ópera.
De acordo com Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, o festival deste ano vai seguir em duas direções. Uma é a de confirmar as relações com teatros já parceiros, como o Teatro Amazonas, por meio do Corredor Lírico do Norte, e com Minas Gerais, por meio do Palácio das Artes e da Orquestra de Ouro Preto. A outra direção é a inclusão de óperas contemporâneas como: “O Menino Maluquinho”, do Amazonas e “O Auto da Compadecida”, produzida por Minas Gerais.
Segundo Ursula Vidal, titular da Secult, o Festival de Ópera do Theatro da Paz implementou, ao longo dos últimos anos, processos hoje já consolidados de formação profissional e inclusão social. A cultura sempre será uma importante ferramenta de transformação social e a ópera, pela dimensão de sua estrutura produtiva, alcança impactos de grande escala, ressaltou.
SERVIÇO:
Abertura do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz
Data/Horário: terça-feira (09), às 20h
Entrada gratuita
Ingressos: somente no dia do concerto, pelo ticketfacil.com.br às 9h, ou na bilheteria do
Theatro, a partir das 18h. Apenas duas unidades por CPF.
Foto: Bruno Cecim / Agência Pará
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725