09/05/2023 - 13:25

Grupo de ararajubas foi devolvido à natureza, em Belém

As aves foram soltas após passarem por um período de adaptação no Parque Estadual do Utinga

 

 

Seis aves da espécie ararajuba (Guaruba guarouba) foram soltas em Belém após passarem por um período de adaptação no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”. Consideradas extintas nos arredores da capital paraense por instituições de pesquisa, os pássaros estavam em treinamento no parque, para aprender a se alimentar com frutos nativos e a reconhecer possíveis predadores.


A ação ocorreu no último domingo (07), como parte do Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Fundação Lymington de São Paulo.


Há oito anos, a ação já devolveu mais de 45 ararajubas para viver livremente nos céus da Grande Belém. Embora o Parque Estadual do Utinga seja o local mais comum de se encontrar os pássaros, eles também podem ser avistados em diferentes pontos da cidade, especialmente onde há áreas verdes.


O grupo se junta às outras aves já devolvidas em áreas da Região Metropolitana de Belém para garantir a sobrevivência da espécie que, além da coloração verde e amarela das penas, é reconhecida pelo alto som emitido.


Segundo o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, Belém ganha mais seis novas ararajubas que povoarão nosso espaço aéreo, nossas florestas e servirão de encanto para crianças e adultos.


De acordo com o biólogo da Fundação Lymington, Marcelo Villarta, o projeto representa a possibilidade de consertar um erro cometido no passado pela humanidade ao extinguir uma espécie no ambiente. Marcelo ressaltou também que o próximo passo depois da soltura é manter o cuidado com as aves e acompanhá-las para saber o que elas estão fazendo e por onde estão.


Depois dessa etapa, receberemos mais um grupo de ararajubas para repetir esse processo de preparação, treino e soltura. Tudo isso para que o número dessa espécie continue aumentando aqui na região, concluiu o biólogo.

 

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará




 

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

 

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok