17/05/2023 - 14:35

Polícia Civil do Estado do Pará prende suspeito de atentado contra cacique Tembé

Transmissão é uma parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública/TV Brasil

 

 

A Polícia Civil do Estado prendeu em flagrante suspeito de tentativa de homicídio contra o líder indígena Lúcio Tembé, na noite desta terça-feira (16). Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (17), o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Rezende, informou que a prisão foi executada no município de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, quando Juscelino Ramos Dias, conhecido por “Passarinho”, se preparava para fugir. A polícia trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido motivado por uma discussão entre o cacique e Juscelino. A liderança indígena teria chamado a atenção de Juscelino, que estaria tentando praticar o tráfico de drogas na comunidade indígena.

De acordo com Walter Rezende, após uma investigação integrada e a coleta de informações de várias pessoas que moram na comunidade indígena e nas proximidades, foi possível identificar e localizar o suspeito do crime. O suspeito estaria tentando aliciar indígenas para o tráfico de drogas na comunidade indígena, localizada em Quatro Bocas, o que foi, fortemente, repreendido pelo cacique e teria estimulado a ação criminosa de Juscelino de atentar contra a sua vida. A polícia ainda investiga se teria havido a participação de outras pessoas no crime.

 

O suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, mas está também sendo investigado pelo crime de tráfico de entorpecentes. A justificativa da autuação em flagrante se deve ao fato de que, mesmo com o decurso de três dias, a investigação e busca pelo suspeito se deu de forma ininterrupta. Durante a prisão, a polícia encontrou com Juscelino Ramos Dias cerca de R$ 4 mil. O suspeito foi encaminhado à unidade policial da sede municipal de Tomé-Açu.

Segundo relato dos indígenas, o crime ocorreu na madrugada de domingo (14), quando uma moto se aproximou do cacique Lúcio Tembé, que foi alvejado no rosto e foi levado às pressas para atendimento em Unidade de Terapia Intensiva. Os relatos apontam que duas pessoas estariam na moto, mas até o momento a Polícia Civil prendeu apenas Juscelino, mas segue investigando a participação de mais pessoas envolvidas.

O líder indígena Lúcio Tembé é uma das principais lideranças indígenas da região e está envolvido na causa indígena e na luta por terras no nordeste do Pará. Ele segue internado com quadro estável e consciente. Em nota nas redes sociais, compartilhada pela secretária dos Povos Indígenas do Pará (Sepi), Puyr Tembé, a Fepipa informou ainda que a suspeita é que o "cacique estava sendo monitorado pelos criminosos" e que ele é "uma das pessoas que são
ameaçadas de morte por sua atuação em favor do seu povo".

Foto: Portal Cultura

Por: Avelina Castro


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok