17/05/2023 - 16:02
Pesquisas do PCT Guamá, em Belém, destacam os benefícios da andiroba
Entre as plantas que fazem parte da rica biodiversidade amazônica, uma das que se destacam é a andiroba (Carapa guianensis). Por seu valor econômico, ações terapêuticas, entre outras, o óleo vegetal tem aplicações na medicina, na agricultura, na indústria cosmética e até como alternativa para a produção de biodiesel.
Todos esses benefícios sobre o vegetal foram destacados recentemente em um artigo científico escrito por pesquisadores do Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA), e do Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (Ceabio), da Universidade Federal do Pará, ambos em funcionamento no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.
O trabalho, publicado este mês na revista Arabian Jounal of Chemistry, com a participação de pesquisadores do Museu Emílio Goeldi e de outras instituições nacionais e internacionais, destaca as ações biológicas da espécie a partir da revisão de 129 artigos escritos entre os anos de 1993 e 2022 acerca das potencialidades da andiroba.
O levantamento enfatiza, ainda, as propriedades analgésicas, antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias, anti-inflamatória e antialérgica do óleo extraído das flores e sementes da planta, bem como os efeitos do vegetal contra a obesidade, no processo de cicatrização e até contra o câncer.
Segundo o vice-coordenador do LOA, Luís Adriano Nascimento, as ações medicinais da andiroba já são amplamente conhecidas popularmente, o que representa um indício para que o conhecimento científico avance, sendo necessário realizar mais testes. Para o futuro, a expectativa é que se passe a utilizar a andiroba impregnada em biomateriais para, por
exemplo, criar curativos, emulsões e géis, acrescentou Luís Adriano.
POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO - Os experimentos vêm despertando o interesse de pesquisadores em potencializar as riquezas da andiroba por meio da biotecnologia. De acordo com Renata Noronha, pesquisadora do Ceabio, o levantamento feito deixa claro que a planta tem um potencial biotecnológico em várias áreas, podendo gerar produtos que movimentam
bilhões no mundo inteiro. Atualmente já existe uma diversidade de produtos no mercado, como cápsulas de medicamentos, repelentes, cosméticos etc e os estudos científicos vêm assegurando e validando isso, finalizou.
Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Por: Lourival Borges, com informações de Sérgio Moraes (PCT Guamá)
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725