19/05/2023 - 13:00
Governo do Estado garante o abastecimento dos bancos de leite materno
Serviço conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e ajuda a salvar vidas de recém-nascidos.
Hoje, 19 de maio, é o Dia Mundial da Doação de Leite Materno, data voltada a conscientizar e estimular a sociedade para a importância da doação do leite humano na redução da mortalidade infantil. No Pará, várias ações são mantidas nesse sentido pelo Governo do Estado, com destaque para a parceria do projeto “Bombeiros da Vida”, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM).
Além de abastecer os bancos de leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, e do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, na Região de Integração Tocantins, o projeto do CBM atua na coleta do leite materno na residência das doadoras para abastecer os bancos de leite humano dos hospitais.
Segundo a nutricionista Cinara Souza, coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa, entre a doação e a alimentação dos bebês, o leite passa por um rigoroso controle de qualidade que inclui o envase, o registro de entrada, teste de acidez com contraprova, pasteurização, a sistematização dos volumes, entre outros processos.
Regiane Nascimento, 31 anos, que está com uma das filhas gêmeas, recém-nascidas, internada na Unidade de Cuidados Intermediários da Santa Casa, é doadora do banco de leite do hospital. Segundo ela, a doação é um ato que vai salvar a vida de algum bebê, acrescentando que fica feliz em poder ajudar alguém.
BOMBEIROS DA VIDA
Criado há mais de 20 anos por meio de uma parceria entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o projeto garante a coleta e a entrega do leite humano doado em toda a Região Metropolitana de Belém e no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, sendo fundamental por salvar a vidas dos bebês, além de apoiar as mães da forma acolhedora.
QUEM PODE DOAR?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não estar fazendo uso de medicamentos que interfiram na amamentação. O contato pode ser feito através do telefones 4009-2311 /4009-2212 /4009-0375; pelo WhatsApp (91) 98899-6326 e também através do site da Santa Casa ou do e-mail projetobombeirosdavida@hotmail.com. A partir do cadastramento, os integrantes do Bombeiros da Vida vão à residência das doadoras para levar o material que faz a retirada do leite e esclarecer o passo a passo da coleta.
Por Lourival Borges, com informações de Carol Menezes (Secom).
Foto: Ascom/Santa Casa
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725