22/03/2022 - 11:30
Pesquisa revela a visão dos latino-americanos sobre a discriminação*
Segundo a opinião pública na América Latina, a discriminação tem muito a ver com
dinheiro. Ou melhor, com a falta dele. Essa visão encontra eco nos dados de uma pesquisa
realizada pela Corporação Latinobarômetro em 18 países latino-americanos no final de
2020 e que foi publicada pelo Portal Statista.
De acordo com o levantamento, em toda a região quase 28% dos entrevistados afirmaram que os pobres são os mais discriminados. Para 11% os indígenas são os que mais sofrem discriminação, enquanto outros 8% indicam o mesmo para a população negra ou afrodescendente. Mesmo assim, pelo menos um em cada dez dos latino-americanos pesquisados (12,5%) considera que não há pessoas discriminadas em seu país de residência.
Considerando as respostas por país, o Brasil é onde a maioria dos entrevistados aponta os negros como os mais discriminados, com mais de 52%, seguido pela Colômbia com 17% das respostas, e Uruguai, com 15%. No caso dos indígenas, guatemaltecos e mexicanos são os que mais consideram essa etnia como alvo de discriminação, com cerca de 27% e 25%, respectivamente. Mas quando se trata de pessoas que vivem na pobreza, os números chegam a 42% no Paraguai e 36% no México.
A Colômbia é onde mais pessoas acreditam que os homossexuais constituem o principal grupo atacado por práticas ou discursos discriminatórios, representando 13%. Também em El Salvador, Nicarágua e Honduras, a comunidade homossexual responde por mais de 10% das respostas.
Um dado curioso apontado pela pesquisa é que em todos os países latino-americanos, na Venezuela é onde a maioria das pessoas acreditam não existir discriminação. Mais de 28% dos venezuelanos que participaram da pesquisa disseram que nenhum grupo ou etnia é afetado por esse flagelo social. Do lado oposto, o Chile é o país onde a maioria das pessoas parece estar ciente da discriminação. Lá menos de 2% disseram que ela não existe.
*Com informações de Marina Pasquali.
Arte: Portal Statista/Reprodução
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725