28/06/2023 - 16:22

Governo federal vai fornecer absorvente pelo SUS

 

 

O governo federal vai fazer a distribuição gratuita de absorventes no Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (19) em uma portaria interministerial, que define os critérios para a distribuição gratuita. A intenção é garantir absorventes a cerca de 24 milhões de pessoas em condição de vulnerabilidade social.

De acordo com a portaria, o público-alvo é formado pela população registrada no Cadastro Único, pessoas em situação de rua ou de pobreza e estudantes matriculadas na rede pública de ensino estadual, municipal ou federal, em todas as modalidades de ensino, que pertençam a famílias de baixa renda, assim como aquelas que estejam no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas.

A distribuição dos absorventes será feita em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde e escolas da rede pública, além de unidades da rede de acolhimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social), presídios, instituições para cumprimento de medidas socioeducativas e outros equipamentos que atendam às especificações do programa.

Além disso, o governo federal também está preparando campanhas publicitárias para esclarecer o público sobre os temas relativos à dignidade menstrual, combater desinformações sobre o tema e produzir materiais gráficos para divulgar o programa. Também estão previstas ações de capacitação de agentes públicos para disseminar informações e serviços sobre o assunto.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

Por: Avelina Castro


FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok