13/07/2023 - 15:35

Novos filhotes de tartarugas marinhas são soltos em Salinópolis, no Pará
Ação promovida pelo IDEFLOR-Bio e Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PMDTM), vai acontecer na praia do Atalaia, devolvendo à natureza 205 tartaruguinhas

 


O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio) e o Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PMDTM) realizam nesta quarta-feira (12), às 17h, a soltura de 205 filhotes de tartarugas marinhas na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense.

Os animais serão liberados próximo ao bloqueio de veículos instituído pelo Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, com o apoio dos órgãos de segurança pública. O local fica a poucos metros do 3º atalho de acesso ao principal balneário da costa atlântica paraense.

Há várias semanas os animais estavam acomodados próximo à Unidade de Conservação Monumento Natural do Atalaia, mantido pelo IDEFLOR-Bio, sob os cuidados dos biólogos e monitores do PMDTM.

Atualmente, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente executa o PMDTM que monitora áreas de desova de tartarugas no litoral paraense. O projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A primeira soltura deste ano no local ocorreu em 13 junho, atraindo muitos frequentadores do Atalaia, além de estudantes da rede pública municipal e moradores do entorno.


Foto: DGMUC / IDEFLOR-Bio

Por: Lourival Borges, com informações de Vinícius Leal (IDEFLOR-Bio).

FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA

Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725

CULTURA REDE DE COMUNICAÇÃO
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação | Belém - Pará - CEP: 66045-645 | (91) 4005-7725
portalcultura.com.br © Alguns direitos reservados

 

Facebook   YouTube   Twitter   Instagram   TikTok