Apagão cibernético: entenda o que aconteceu e quais foram os serviços afetados

Nesta sexta-feira (19), o mundo foi surpreendido com a notícia de um apagão cibernético que causou prejuízos a diversos setores. A pane global afetou serviços importantes, como os de saúde, comunicação, bancário e transporte, prejudicando milhões de pessoas.
Mas o que é o “apagão cibernético” e como isso ocorreu? Nesta reportagem, você vai acompanhar os detalhes da pane que provocou transtornos no mundo.
O QUE ACONTECEU?
Na madrugada desta sexta-feira, aconteceu uma falha nos sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de cibersegurança dos Estados Unidos que, além de prestar serviços para a Microsoft, possui mais de 20 mil assinantes no mundo.
De acordo com a empresa, o problema ocorreu no software conhecido como sensor Falcon, o que atingiu a Azure, uma plataforma de computação em nuvem da Microsoft que é utilizada por várias empresas para guardar informações.
O Falcon, programa que apresentou o problema, é utilizado para dar mais segurança a sistemas como o Azure, detectando e prevenindo possíveis invasões hackers. Com a falha, o Microsoft Windows travou, passou a exibir uma tela azul e muitos aplicativos apresentaram instabilidade, como o Microsoft Teams, PowerBI e Fabric. De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, o problema não teria sido ocasionado por um ataque hacker e que já teria sido identificado, isolado e corrigido.
A Microsoft também informou, por volta de 8h desta sexta-feira (horário de Brasília), que o problema que gerou o apagão já teria sido corrigido, entretanto, os impactos residuais da interrupção cibernética ainda podem afetar alguns serviços.
SERVIÇOS AFETADOS
O apagão cibernético prejudicou serviços em todo o mundo. No setor de transportes, houve prejuízos nos Estados Unidos, onde as principais companhias aéreas cancelaram todos os voos. Problemas técnicos também foram registrados em aeroportos da Europa e da Índia, que resultaram em longas filas e horas de espera.
Em Hong Kong e Singapura, as companhias aéreas mudaram o procedimento de check-in e passaram a emitir os bilhetes de forma manual. Em Berlim (Alemanha), todas as decolagens foram suspensas por algumas horas. Além disso, houve registro de prejuízos no serviço de trem no Reino Unido.
A rede de saúde também foi afetada em vários lugares. O Reino Unido registrou interrupção no sistema de computadores do serviço público de saúde, o que afetou o agendamento de consultas e os serviços de farmácias. Já na Alemanha, dois hospitais chegaram a cancelar cirurgias eletivas.
O setor de comunicação também foi afetado e algumas redes de televisão no Reino Unido e na Austrália ficaram fora do ar. A pane afetou o mercado de ações, commodities e câmbio, com prejuízos às bolsas em todo o mundo.
SERVIÇOS ATINGIDOS NO BRASIL
No Brasil, as consequências do apagão cibernético também foram sentidas. No setor aeroportuário, a companhia aérea Azul teve seu sistema atingido, o que ocasionou o atraso de voos no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, em nota, que está monitorando a situação, a fim de avaliar e minimizar os eventuais impactos no setor aéreo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, em suas redes sociais, que também monitora as operações no Brasil.
Com relação à rede bancária, alguns serviços e aplicativos ficaram fora do ar, de acordo com relatos de alguns clientes. Segundo o site Downdetector, as reclamações estariam relacionadas aos serviços do Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras afetadas que operam no país já normalizou os serviços.