Arraial do Pavulagem divulga calendário dos arrastões de 2025
O Instituto Arraial do Pavulagem divulgou as datas das principais atividades culturais que irá realizar nos próximos meses em Belém. Entre os destaques estão o tradicional Arrastão do Círio, o retorno do Cordão do Peixe-Boi, que não acontece desde 2013, e a 18ª edição do Cordão do Galo.
As ações acontecem em um período simbólico para a cidade, que se prepara para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025. A programação reforça o papel da cultura amazônica como uma linguagem potente de encontro, celebração e educação ambiental.
Arrastão do Círio
O show de lançamento do Arrastão do Círio acontece no dia 5 de setembro, data em que se celebra o Dia da Amazônia. As inscrições para a 23ª edição do Arrastão do Círio começam no dia 30 de agosto, em formato on-line, por meio de formulário eletrônico divulgado no perfil oficial do Instituto.
Inicialmente, o processo será exclusivo para veteranos que participaram nos últimos dois anos.
Todos os inscritos deverão também estar presentes no Cordão do Peixe-Boi. A confirmação das inscrições acontece nos dias 6 e 7 de setembro, sempre das 15h às 20h, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia. No dia 6, serão atendidos os grupos de Pernalta, Perna Tinha e Animação; já no dia 7, os de Dança e Percussão.
Os participantes inscritos no CadÚnico passarão por entrevista social, com o objetivo de conhecer suas realidades e oferecer acompanhamento para garantir acesso a direitos e serviços.
Calendário do Arrastão do Círio 2025
- Capacitação dos instrutores de oficinas: 01 e 03/09, das 18h às 22h, na sede do Instituto.
- Inscrições do Batalhão da Estrela (Arrastão do Círio e Cordão do Peixe-Boi): 30/08 a 01/09 (on-line).
- 1ª Roda Musical, inscrições de PcD e Idosos + Feira Criativa: 05/09, das 18h às 22h, no Boulevard da Gastronomia.
- Confirmação das inscrições: 06 e 07/09, das 15h às 20h, na sede do Instituto.
- Ensaios abertos: 08/09 a 08/10, na sede do Instituto e no Boulevard da Gastronomia de (segunda a sexta: 18h às 21h; sábado: 15h às 18h; domingo: 10h às 13h).
- Roda de Conversa, Roda Musical e Feira Criativa: 20/09, das 18h às 22h, no Boulevard da Gastronomia.
- Cortejo de Rua, shows musicais e Feira Criativa: 11/10, das 8h às 15h. Concentração no Boulevard Castilhos França/Praça dos Estivadores, com percurso até a Praça Dom Pedro II (Cidade Velha).
Cordão do Peixe-Boi
De volta após mais de uma década, o Cordão do Peixe-Boi será realizado durante o período da COP 30, em Belém. A festa tem como fio condutor a educação ambiental, dialogando com temas como sustentabilidade, preservação e a força simbólica dos rios e da floresta.
A programação será voltada a todos os públicos, com destaque para o público infantojuvenil, que participará de atividades interativas e reflexivas, unindo cultura e consciência socioambiental.
Cordão do Galo
A 18ª edição do Cordão do Galo está marcada para acontecer entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, em Cachoeira do Arari, no Marajó. O evento integra a Festividade de São Sebastião e contará com oficinas, ações solidárias e um grande cortejo cultural.