Casa da Cultura Canaã dos Carajás recebe a exposição ‘IconopopAmazonista’
Mostra do multiartista paraense Jonathan Camelo explora a fusão entre a iconografia amazônica e a estética do tecnobrega.
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará, abre nesta quarta-feira (3), às 19h, a exposição “IconopopAmazonista” do multiartista paraense Jonathan Camelo. Com classificação livre, a visitação da mostra acontece de 4 de setembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, de segunda a sábado, das 8h às 12h e de 14h às 18h.
Explorando a fusão entre a iconografia amazônica e a estética do tecnobrega, a mostra celebra a potência criativa da Amazônia, onde moda, arte e tecnologia se cruzam em novas formas de expressão.
Um dos destaques da exposição são as “aparelhagens vestíveis”, obras que refletem a história visual da Amazônia incorporando estéticas contemporâneas e tecnológicas.Sobre o Artista
Natural de Santarém, no Oeste do Pará, Jonathan Camelo é designer e pesquisador reconhecido por seu trabalho que dialoga entre tradição e modernidade. Nessa exposição, ele introduz o conceito do “ribeirinho futurismo”, onde o tecnobrega e sua mistura de ritmos eletrônicos ganha destaque como um movimento artístico visual.
IconopopAmazonista não apenas honra as raízes culturais ancestrais das comunidades ribeirinhas da Amazônia, mas também projeta essas tradições em um futuro imaginativo e dinâmico, disse o artista.
Serviço
Exposição “IconopopAmazonista”.
Abertura: 03/09, às 19h.
Visitação: de 04/09/2025 a 03/01/2026, das 8h às 12h e de 14h às 18h (exceto domingos e feriados).
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (Rua das Esmeraldas, 141, Jardim das Palmeiras, Canaã dos Carajás – PA).
Classificação: Livre.